Pages

O "fiel amigo" de Miguel Castro e Silva

Falar de Miguel Castro e Silva é quase como falar das origens da boa cozinha portuguesa. Um professor e um exemplo a seguir por muitos dos atuais chefs de cozinha, Miguel já é um veterano na matéria mas que continua a surpreender dia após dia. 



Foi no mercado da Ribeira, no seu espaço homónimo, que nos surpreendemos recentemente com as suas criações. Pegar em algo simples, com mil e uma maneiras possíveis de ser confecionado e extrair desse ingrediente o melhor dele, não está ao alcance de qualquer um. Mas Miguel pega no bacalhau e trata-o por tu. O "fiel amigo" é a sua praia e o bacalhau com grão é transformado por ele numa fresca salada, onde o tomate seco dá um toque final. Por outro lado as pataniscas são feitas num leve pome, delicadamente recheado com belos nacos de cachaço de bacalhau e não de uma pasta que a maioria das vezes é mais farinha que outra coisa. Continuando a viagem, o "brás" de bacalhau é de uma leveza única, com uma textura tão gulosa e subtilmente acompanhado por uma salada, que é praticamente impossível não devorar o prato todo. Por último, fomos surpreendidos por uma inspiração do Alto Douro, um bacalhau confitado em azeite, servido com milhos de espinafre e acompanhado por tomate cherry no forno, autêntica comida de conforto. 
Claro que o típico e o sazonal não podia faltar nas sobremesas e as propostas são os pasteis de nata ou as azevias de grão, difícil é escolher, por isso sugerimos as duas.



Inserido numa das maiores salas de refeições da nossa cidade, o food corner de Miguel Castro e Silva é uma opção típica e saudável da nossa riqueza cultural gastronómica. Se o bacalhau não vos inspira, não deixem de visitar o espaço, tendo sempre no pensamento que Miguel é um homem do Norte, logo a boa comida nunca falta.