Pages

Digam não ao plástico

O menos é mais e no que toca ao uso de objetos em plástico no nosso dia-a-dia, quanto menos os usarmos, mais o planeta agradece. Em média um simples saco de plástico leva mais de 400 anos a decompor-se na natureza, sendo atualmente um dos maiores poluentes do nosso planeta. Diariamente usamos objetos de plástico que podem facilmente ser substituídos ou evitados. Sigam estas nove dicas e ajudem a terra a reduzir esta pegada deixada por nós.


1 - Usem um "shopping bag". Sempre que forem às compras levem-no convosco, além de mais resistentes são bem mais giros e não temos de andar a fazer publicidade aos supermercados. Um pequeno grande passo no desperdício de plástico.

2 - Usem uma garrafa reutilizável. Todos sabemos que não se deve reutilizar as garrafas de plástico, por isso e para cortar de vez com as mesmas usem uma garrafa de alumínio e reutilizem-na sempre que necessário.

3 - Levem uma caneca ou copo para o trabalho. Em vez de estarem constantemente a usar copos de plásticos que na sua maioria só se usam uma vez, levem um copo ou caneca para o local de trabalho.

4 - Transportem o vosso almoço em tupperwares reutilizáveis. Sim, são de plástico, mas não são de usar e deitar fora. Comprem uma bom tupperware ou um termo e transportem ai a vossa refeição.

5 - Não usem palhinhas nem talheres descartáveis. A menos que tenhamos cinco anos ou menos, não usem palhinhas. Aplica-se o mesmo aos talheres de plástico, são puro desperdicio.

6 - Evitem comprar produtos envoltos em plástico. O termo "junk food" vem de algum lado certo? Evitem ao máximo comprar bolos, bolinhos e afins envoltos em plástico. O mesmo se aplica a frescos, carnes e peixes nas couvetes envoltos em película aderente que enchem prateleiras nos supermercados.

7 - Sentem-se à mesa e façam uma refeição decente. Se é para pegar e levar, certamente está envolto em plástico. Pode ser gluten free, vegan, raw outra qualquer coisa da moda, mas se é para levar, é plástico. Por isso percam mais uns minutos, sentem-se e comam algo reconfortante.

8 - Guardem as sobras em frascos de vidro. É um pouco contraditório com o número 4, mas em casa optem pelo vidro para guardar as sobras de comida. Se não se importarem de andar carregados, usem o vidro também para transportar o vosso almoço no trabalho.

9 - Sharing is caring. Partilhem estas dicas com os vossos amigos e acrescentem todas e mais algumas que achem necessárias. Por um mundo livre de plástico, por um mundo melhor.