Pages

Red Frog - The Modern Speakeasy vol.1


Se ao passarem na Rua do Salitre virem um sapo vermelho na parede e um botão que diz “press for cocktails”, não pensem duas vezes e carreguem no mesmo. Caso haja lugar, a porta abrir-se-á e a partir desse momento é como se regressássemos aos início do século XX, altura da lei seca nos EUA. Speakeasies era o termo usado para os bares clandestinos e é esse o ambiente recriado no Red Frog. 



Pouca luz, música de qualidade e bebidas de excelência. Recentemente premiado como 92º melhor bar do mundo, foi também o primeiro bar em Portugal a conseguir entrar neste ranking, tudo fruto de pouco mais de dois anos de trabalho intensivo de pesquisa e alquimia, sim, estes senhores foram abençoados pelo toque de Midas e tudo onde metem a mão, sai ouro.



The Modern Speakeasy vol.1 é o nome da nova carta, carta essa que expande horizontes e dá um twist pessoal a cada cocktail clássico. Negronis, Expresso Martinis, Sours, Fizzs, Gimlets, entre outros, está tudo lá, tanto na sua versão mais pura, como nas recriações de aromas e sabores que Paulo Gomes, head bartender do Red Frog e a sua equipa preparam todos os dias para os seus clientes.



"O menu surgiu naturalmente após muitas viagens e pesquisa. The Modern Speakeasy é como os nossos clientes nos definem, por termos sempre um toque pessoal em tudo o que é bebida clássica. Não queremos desrespeitar as mesmas, mas gostamos de desafiar todos os nossos clientes a sair da zona de conforto e provar algo "diferente" dentro daquilo que gostam", afirma Paulo, acrescentando que "nem tudo o que aparece de início na carta tende a ficar tal como está. Temos de perceber o que o nosso cliente gosta e qual o feedback que o mesmo dá em relação ao que lhe foi servido. Quem sai do Red Frog tem de sair satisfeito e sentir que fez parte do que estamos aqui a fazer. Isso é o mais importante no final do dia de trabalho".



Momentos aperitivos, momentos para um final de tarde e também início de noite, momentos intensos e picantes para a noite, momentos tropicais, momentos fortes para quando a noite vai longa e momentos longos para quando queremos uma bebida que nos dure. Ninguém fica sem uma bebida ao seu gosto. Mas peguemos no copo e degustemos estas delícias. Waffles, pipocas, flores e plantas comestíveis são alguns dos elementos que compõem esta carta, bem como nomes criativos que brincam com as palavras, ficam no ouvido e que nos ajudam a viajar no nosso imaginário a cada gole que damos.



Popcorn & Oil, inspirado no clássico Corn n'Oil, fresco e com uma base de rum, surge esta versão com El dorado 12, cordial, casca de milho e óleo de côco. Como guarnição, uma dose de pipocas. Gin William Chase GB Dry, Porto Vintage D'Alva, chá Earl Grey, buttermilk e mirtilos são a poção mágica que compõem o Zeppelin Funk Punch, uma bebida cheia de corpo, aromática e aveludada. Walking Dead não só é das séries mais vistas de sempre, como certamente será dos cocktails que mais vamos querer provar. Mas atenção, devido ao seu teor alcoólico só são servidos dois por noite a cada cliente. Rum Plantation "Zombie Smash Blend", melaço de pêssego, Donn's Zombie Mix e herbastura são os ingredientes que nos vão prender ao copo.  



Parece uma sobremesa, mas o Expresso "WTF" Martini é provavelmente o melhor Expresso Martini de Lisboa. Kettle One Vodka, chá frio de cascara (são umas bagas secas com alto teor de cafeina), cânhamo e lipulo de cacau. Tudo devidamente bem misturado e guarnecido com uma waffle Holandesa. Sweet&Sour é o termo que melhor define o Velvety. Um cocktail com Absolut Elyx vodka, gin Beefeater 24, limoncello de cedro e um xarope de amêndoas, águas de rosas e laranja.



Tropicalidade q.b. no Las Chicas, um cocktail colorido e que junta tequila Olmeca Altos Blancos, sumo de casca de ananás fermentado, essência de flor genciana e lavanda. No topo, a espuma de uma IPA e uma guarnição que faz deste cocktail quase uam peça decorativa. Bastante fresco e de baixo teor alcoólico, é o ideal se quiser beber algo leve. De uma viagem de Paulo ao "Coupette" em Londres, nasce este French Kiss. Foi lá que bebeu aquilo que considera uma das melhores bebidas da sua vida. Originalmente composta apenas por maçã e um brandy e maçã (calvadaos), no Red Frog é feito com gin Nouvaison, calvados Daron Vine, soda de tarte tatin, marmelo e cidra. Difícil vai ser beber só um.



Mas os mais puristas que não se assustem, os cocktails de sempre mantêm-se na carta. "Cockatils como os Spiced Rusty Cherry e o American Gangster não conseguimos tirar, acompanham-nos desde o início e são frequentemente pedidos".



O Red Frog está aberto de segunda a sábado, das 18h às 02h, sendo que às sextas e sábados o horário estende-se ate às 03h. O valor médio dos cocktails ronda os 11€, mas valem cada cêntimo gasto. 

Ergam-se os copos e brindemos.