Pages

LisbonWeek - Vamos conhecer o Lumiar?

Está a chegar mais uma edição da LisbonWeek. Este evento cultural que mostra à cidade as vivências de cada bairro que a constituem regressa já na sua quarta edição e o seu anfitrião será a freguesia do Lumiar. Para celebrar os seus 750 anos, a freguesia mais antiga e populosa da nossa cidade, acolhe de 25 de março a 2 de abril exposições, visitas guiadas, representações artísticas e muito mais numa agenda cheia de diversidade, para que todos a possam conhecer.



E como é que podem ter acesso a isto tudo? Muito simples, desde dia 15 que está disponível uma pré-venda limitada de bilhetes. Trata-se de um “Passaporte LisbonWeek”, no valor de €25, que inclui três visitas guiadas – “Palácios do Lumiar”, “Igrejas e Conventos” e “Quintas do Lumiar” - e uma quarta experiência à escolha: um circuito de arte urbana, um passeio meditativo ou um passe para um ciclo de cinema com sete sessões. E o que ganham em comprar este passaporte? Pois bem, para começar uma poupança que vai entre os 9 aos 12€ relativamente aos bilhetes comprados em separado, o que já é bem bom visto a diversidade do espólio "cooltural" que podemos conhecer.



O Professor José Sarmento de Matos, que desenha as visitas desde a 1ª edição, em colaboração com a historiadora Inês Pais, irá contar surpreendentes histórias e desvendar os segredos da mais antiga Freguesia de Lisboa. Uma oportunidade para conhecer emblemáticos espaços, alguns deles geralmente fechados ao grande público, como é o caso da Ermida de São Sebastião e a Quinta dos Lilases. De um modo geral vamos poder conhecer uma "cidade" dentro da nossa cidade. Entre os espaços a visitar está o Palácio Angeja-Palmela, assim denominado por ter sido sucessivamente propriedade destas duas famílias, e o Palácio Monteiro-Mor. Está ainda contemplada uma passagem pelo interior dos edifícios que hoje albergam o Museu Nacional do Traje e o Museu Nacional do Teatro e da Dança. Também o Parque Botânico Monteiro-Mor, com 11 hectares e com mais de 250 espécies botânicas, será um ponto de passagem. Nos Conventos e Igrejas, serão visitados edifícios de cariz religioso com diferentes características, desde igrejas de origem medieval a igrejas contemporâneas, passando por um mosteiro numa antiga quinta ou ainda uma igreja atualmente inserida no interior de um colégio. A passagem pela Igreja de Nossa Senhora das Portas do Céu, em Telheiras, a Igreja do Lumiar, ou atual mosteiro de Santa Maria, entre outros, realiza-se de autocarro e dará a conhecer a história destes locais de culto. No que diz respeito às quintas, recuando apenas um século encontraríamos nesta freguesia uma das zonas mais bucólicas da cidade. Desse tempo perduram até hoje quintas como a Quinta das Conchas, Quinta dos Azulejos ou a Quinta de Nossa Senhora do Carmo, situadas ao longo de alguns dos principais eixos de circulação, entre eles a Alameda das Linhas de Torres ou o Paço do Lumiar. 



Mas há muito mais para ver e viver. O LisbonWeek colocará o Lumiar na rota de arte pública da cidade com intervenções que ficarão de forma permanente nas ruas do bairro. Aos fins-de-semana os visitantes podem conhecer mais sobre as obras de Sofia Pidwell, Vhils, Vanessa Teodoro ou Ricardo Guerreiro, entre outros artistas que integram este circuito. Durante 2h, num passeio de autocarro da Gray Line, do Lumiar a Telheiras, mergulhamos num universo artístico e contemporâneo menos conhecido do público em geral. Para nos esquecermos que estamos no meio da cidade, fazemos uma pausa no jardim, através de uma caminhada guiada no Parque Botânico Monteiro-Mor. Estes passeios mediativos, a cargo do projeto de Terapia da Floresta, Shinrin-yoku, convidam os participantes a uma prática inovadora de bem-estar da mente e de ligação à natureza. Outra opção de lazer são os ciclos de cinema. O estúdio Tobis volta abrir as portas para projetar as versões originais de “A Canção de Lisboa” e de “O Leão da Estrela”, ambos produzidos pela empresa pioneira de cinema em Portugal. Nesta edição o LisbonWeek apresenta dois ciclos cinema: “As Cartas da Guerra” (Ivo M. Ferreira) e “Singularidades de uma Rapariga Loira” (Manuel de Oliveira) são alguns dos filmes que integram a programação.



Se ainda não estão satisfeitos fiquem a saber que também podem participar numa celebração Hindu em pleno templo Radha Krishna, o maior templo Hindu da Península Ibérica; conhecer a paisagem urbanística da freguesia numa conferência presidida pelo Arquiteto Manuel Salgado, que abordará o projeto da Musgueira e Alta de Lisboa, bem como o plano de urbanização de Telheiras dos anos 70; serões musicais no Salão Nobre da Junta de Freguesia; Exposições de fotografia sobre o tema "luz do bairro" com os fotógrafos Carlos Ramos, Rui Aguiar, e Luís Mileu, onde são retratados os habitantes do Lumiar; e muito, muito mais. Os horários e valores individuais de cada uma destas experiências pode ser consultado no site oficial da LisbonWeek, mas a nossa sugestão é que comprem o passe, sempre conhecem mais e por um preço mais reduzido.