Pages

De Tóquio a Lisboa, está O Apartamento como distância.

Então é assim, do Japão chegam dois músicos, de Sintra um chef de cozinha. Até aqui nada de invulgar, mas se vos dissermos que os músicos de nome Masa e Taku vêm tocar fado, acompanhados pelo guitarrista Vital d’Assunção, e que o chef é o genial Pedro Almeida, dono e senhor da fantástica cozinha do restaurante japonês Midori, aí a coisa já muda de figura.


É já no próximo dia 2 de março, a primeira quinta-feira do mês que está para chegar, que O Apartamento promove esta noite multi cultural, onde de Tóquio chega algo tão português e de Lisboa algo tão japonês. Mas como surgiu esta ideia? Pois bem Masa e Taku são dois músicos japoneses: um é professor de matemática, mas toca guitarra portuguesa na perfeição; o outro é músico de blues, mas sabe cantar Amália em português perfeito. E porque o fado se toca sempre a três, serão acompanhados pelo guitarrista Vital d’Assunção, o seu “sen-sei” português (como gostam de lhe chamar). Se o Japão nos traz o Fado, o Midori empresta o seu chef por uma noite para que este apresente um menu a preceito, que contém especialidades como: Usuzukuri de Pargo com algas, Usuzukuri de Pregado com batata doce e shisô, Nigiri de Cogumelo com manteiga de citrinos, Nigiri de Carapau braseado com alho, Ochazuke de Cogumelos com aroma a trufa e Castela com chocolate.


Mas se acham que uma noite especial se fica por uns fados e por um jantar, enganem-se. Para abrir a noite haverá uma cerimónia japonesa de chá, pela mão dos chás Camélia. Mas para além do opcional Mizudashi (chá frio), a restante desgarrada entre a música e a gastronomia deverá ser acompanhado pelos vinhos Niepoort ‘Eto Carta/Diálogo’ e ‘Teppo Peixe’, este último à venda em exclusivo no mercado japonês. Entre os vários momentos do menu há a promessa de fado ao vivo, com o vinho do Porto a fechar a noite. Mais do que um jantar-concerto singular, esta é uma noite de partilha que pretende fazer a ponte entre Tóquio e Lisboa, ao mesmo tempo que se trocam as voltas aos habituais protagonistas das tradições das duas cidades.


O Apartamento fica na Avenida Duque de Loulé, 1 – 5º Direito e o valor unitário desta experiência são de 70€. As inscrições podem ser feitas aqui, mas apressem-se pois só estão disponíveis 18 lugares. Nunca uma viagem Tóquio - Lisboa foi tão barata.