Se um whiskey pode envelhecer em barricas de cerveja, porque não poderá uma cerveja envelhecer em barricas de whiskey? A microcervejeira artesanal nacional Maldita e o whiskey irlandês com alma de escocês Jameson uniram esforços e criaram um projeto inovador e pioneiro em Portugal.
Desta história de amor nasceu O’phélia. Esta cerveja artesanal Irish Red Ale, esteve em "gestação" (estágio) durante dez meses em barris de whiskey Jameson e surgiu robusta graças ao estágio que lhe foi conferido, tendo ganho fortes notas de carvalho e um final de boca de sabor a caramelo. Mas O’phélia é mais que uma cerveja, O’phélia é o nome de uma jovem portuguesa que, segundo a lenda, durante a época das conquistas celtas, terá ficado só e à espera de seu pai, um dos melhores guerreiros e cervejeiros portugueses. Como prova para agradecer as suas conquistas e celebrar o seu regresso, O’phélia tentou criar a melhor receita que seu pai alguma vez haveria provado. Após várias tentativas, a verdade é que aquela receita surgiu quando ela experimentou envelhecer a cerveja em barris de whiskey. Diz-se que acabou por morrer, misteriosamente, sem nunca ter voltado a ver seu pai. A receita, essa, jamais fora provada.
Desta história de amor nasceu O’phélia. Esta cerveja artesanal Irish Red Ale, esteve em "gestação" (estágio) durante dez meses em barris de whiskey Jameson e surgiu robusta graças ao estágio que lhe foi conferido, tendo ganho fortes notas de carvalho e um final de boca de sabor a caramelo. Mas O’phélia é mais que uma cerveja, O’phélia é o nome de uma jovem portuguesa que, segundo a lenda, durante a época das conquistas celtas, terá ficado só e à espera de seu pai, um dos melhores guerreiros e cervejeiros portugueses. Como prova para agradecer as suas conquistas e celebrar o seu regresso, O’phélia tentou criar a melhor receita que seu pai alguma vez haveria provado. Após várias tentativas, a verdade é que aquela receita surgiu quando ela experimentou envelhecer a cerveja em barris de whiskey. Diz-se que acabou por morrer, misteriosamente, sem nunca ter voltado a ver seu pai. A receita, essa, jamais fora provada.
O rótulo da garrafa, desenvolvido pela agência portuguesa VOLTA, teve como objetivo retratar a lenda. O objectivo foi que refletisse uma mulher destemida e sem medo de arriscar. O resultado final é o de uma mulher que deixou marcas mas também ela igualmente marcada. Uma mulher guerreira e destemida. Os desenhos das tatuagens que lhe percorrem o corpo representam exatamente esses traços da sua vida, das suas origens, das suas crenças e segredos e o seu estilo sujo retrata a dualidade de uma mulher, guerreira e filha, que lutou e esperou, e que acabou por não resistir ao tempo e por não conseguir mostrar ao seu pai a receita que lhe havia preparado.
Sine Metu - sem medos, é o lema de Jameson e que se aplica também à microcervejeira Maldita. Arriscam, não ficam à espera e não temem falhar. Devido à persistência e ambos, é agora possível provar esta matulona de 8% de volume, mas não por muito tempo, pois só foram produzidas 3500 garrafas que estarão à venda em pontos de vendas, especializados em cerveja artesanal como a Cerveteca ou o Duque Brew Pub, com um P.V.P de 7,49€.
Sine Metu - sem medos, é o lema de Jameson e que se aplica também à microcervejeira Maldita. Arriscam, não ficam à espera e não temem falhar. Devido à persistência e ambos, é agora possível provar esta matulona de 8% de volume, mas não por muito tempo, pois só foram produzidas 3500 garrafas que estarão à venda em pontos de vendas, especializados em cerveja artesanal como a Cerveteca ou o Duque Brew Pub, com um P.V.P de 7,49€.