Pages

Il Mercato - A Itália aqui tão perto

De Itália para para a nossa mesa é a nova proposta de Tanka Sapkota. O conceituado chef nepalês é um apaixonado pelos produtos e pela gastronomia italiana e isso já se via nos seus espaços Come Prima e Forno d' Oro. É impossível sair de um desses restaurantes e não sentir uma saudade imediata da mozzarella ou da burrata que acabámos de comer, do sabor e frescura das massas entre muitas outras coisas.



A pensar nisso tudo Tanka levou a sua experiência como chef e empresário, um pouco mais longe que o habitual e instalou no mês passado, na Rua Artilharia 1, no Pátio Bagatela o seu novo espaço Il Mercato. Este restaurante que também é um mercado, é uma lufada de ar italiano em plena Lisboa. Uma boa garrafeira, uma boa charcutaria e uma variedade imensa de queijos como a mozzarella de búfala Barlotti ou o parmigiano-reggiano de Vacche Rosse, que podem ser consumidos no local, ou adquiridos e levados para casa. Mas não só, também podemos adquirir uma vasta variedade de pasta fresca feitas na altura com ovos biológicos da Quinta “Casal dos Planetas” e vendidas ao peso, tal como um dos muitos molhos à nossa escolha. As farinhas, as conservas e o arroz também não foram esquecidos e também podem ser comprados a granel.




Mas há mais. Na carta as opções variam desde as entradas até às sobremesas, passando pelas pastas e pelas carnes. De destacar o ragu de vitela com manjericão e parmesão e a carne em marsala com gnocchi romana que são dois pratos onde todos os sabores da qualidade dos produtos se destacam, bem como toda a mestria de Tanka na sua confeção. Para quem quiser provar um pouco mais de tudo, pode optar pelos menus cujos valores são de 11,95€ ao almoço e de 19,95€ ao jantar, ambos sem bebidas, mas com a garantia que mudam diariamente.




Il Mercato pretende revolucionar a forma como são os restaurantes italianos em Lisboa, trazendo sobretudo o produto para a mesa e proporcionando aos clientes uma forma genuína de conhecer a Itália oferecendo uma das maiores variedades de produtos que se pode encontrar em Portugal num só espaço. Aberto de terça a domingo das 12h às 15h e das 19h às 23h, sendo que aos fins-de-semana e feriados abre às 12h30. As reservas podem ser feitas para o 211 930 941, mas clientes sem a mesma são sempre bem vindos, podem é ter de esperar um pouco. Buon appetito.