Pages

Os "10 Mandamentos" do chef Tiago Bonito

Tiago Bonito é um chef que há muito acompanhamos. Comandante da cozinha, desde abril deste ano, do prestigiado restaurante Largo do Paço (1* Michelin), em Amarante, estreou há pouco mais de um mês a sua segunda carta de assinatura e conseguiu manter a estrela que há muito marca presença naquele espaço.





Dedicado, exigente e perfeccionista, os menus que cria configuram-se como uma experiência sensorial num cenário inesquecível. Criatividade, produto, evolução, inspiração, conhecimento, memórias, dedicação, sabor, tradição e experiência são os 10 mandamentos que o comandam e inspiram à frente dos fogões e que agora se vêm espelhadas em 10 pratos de autor no menu "Identidade".



"Identidade" valoriza os produtos da época, nacionais e locais, de forma a garantir que à mesa dos clientes chegam pratos primorosamente apresentados, preparados e confecionados com ingredientes da melhor qualidade, estando salvaguardada a complementaridade e variedade que a palete de sabores que os produtos sazonais oferecem.



Se o menu "Identidade" marca a essência da cozinha do chef Tiago Bonito, é em "Caminhos" que se encontram as origens e memórias que nortearam o seu percurso e culminam numa proposta de menu a degustar.



Em "Caminhos", a viagem biográfica do chefe do Largo do Paço inicia-se com "Floresta", seguindo-se o "Mar", a Perdiz Vermelha, o Bacalhau "Cozido à Portuguesa" e o Leitão à Bairrada, que saudosamente lhe recorda memórias de infância em família à região de onde é oriundo. Sabores tão comuns a todos nós e simultaneamente tão marcantes a que se juntam. Para finalizar, o Leite de Cabra fumado e uma reinvenção muito particular do tradicional Algodão Doce.



Se já estão com água na boca, esperem mais um pouco que muito em breve vamos contar-vos toda a experiência. Fiquem atentos.