Pages

Vinhos a não perder

A época em que as famílias se reúnem horas a fim em volta de uma mesa está a chegar. Bom convívio requer boa comida e boa comida requer bom vinho para a harmonizar. Deixamos aqui as nossas sugestões de alguns vinhos que não nos podem faltar para uma consoada bem passada.


Nascido na Quinta da Leda e em vinhas de maior altitude chega a 17ª colheita de um vinho icónico. Casa Ferreirinha Reserva Especial 2009 é um matulão do Douro e um dos grandes tintos de Portugal. Nascido em 1960 pelas mão do génio e Fernando Nicolau Almeida, este vinho “é sempre uma decisão de grande responsabilidade, com uma elevada carga emocional, declarar uma colheita de um vinho tão raro e tão ansiosamente aguardado, capaz de refletir o carisma e a notável maturidade só ao alcance de alguns vinhos do Douro ”, assegura Luís Sottomayor, chefe da equipa de enologia da Sogrape Vinhos na região do Douro. De cor rubi de grande profundidade e um aroma de excelente intensidade e complexidade. As notas aromáticas revelam-nos frutos vermelhos e pretos, resina, cedro e caixa de tabaco. Ligeiramente floral e pedregoso, demonstra boa madeira e muito bem integrada. Na boca, tem um ataque explosivo com taninos presentes e acidez bem integrada, sentindo-se presença de frutos vermelhos e pretos, pimenta e ligeiro cacau, fruto de uma boa maturação. O final é longo e de grande elegância. Com um teor alcoólico de 14,5%, este vinho pode ser apreciado desde já mas é previsível que atinja o seu apogeu entre o 10º e o 15º ano, estimando-se que possa manter a sua melhor qualidade durante cerca de 20 a 25 anos. De perfil muito elegante e complexo, o Casa Ferreirinha Reserva Especial 2009 combina, idealmente, com carnes vermelhas, caça e queijo. 


Também de edição limitada chega-nos este Herdade do Peso Ícone Tinto 2014. Sem dúvida a referência máxima da Herdade do Peso, o Ícone, mostra-se pela segunda vez aos consumidores mais exigentes. Com sete anos de intervalo do primeiro lançamento, o que diz bem dos apertados critérios de exigência da equipa de enologia da Herdade do Peso, eis que o Ícone regressa para deleite de quem aprecia vinhos extraordinários, declarados apenas em anos de qualidade máxima e evidente. Vinificado a partir das uvas dos melhores talhões de Alicante Bouschet (96%) e Syrah (4%), este Herdade do Peso Ícone Tinto 2014 estagiou cerca de 12 meses em barricas de carvalho francês de diversas idades e tanoarias, tendo posteriormente estagiado em garrafa a temperatura controlada (15°C) durante cerca de 18 meses. Na nota de prova temos um vinho com cor profunda, aroma muito complexo com notas ainda de alguma fruta preta, como amoras, mas principalmente de nuances mentoladas, folha de tabaco e pimenta negra. Na boca apresenta uma excelente estrutura e equilíbrio. Taninos presentes, mas sedosos, de grande qualidade. Final muito longo e complexo. Dada sua grande complexidade, este Ícone 2014 vai evoluir muito bem por 10-15 anos. Com um teor de 14% é ideal para acompanhar pratos de carne elaborados e caça, sendo que também é uma boa opção para o tradicional bacalhau.


Também da Herdade do Peso, mas num registo mais leve, chega este Essência do Peso Tinto 2015. Criado para proporcionar a experiência única de desfrutar de um vinho que expressa a essência da Herdade do Peso e dos seus terroirs, Essência do Peso Tinto 2015 apresenta-se como a nova edição de um vinho que se quer único e distinto a cada ano. Assente neste princípio, a colheita nasce das uvas da casta Alicante Bouschet, provenientes de dois talhões da herdade (nºs 2 e 4) com tipos de solo diferentes e que deram origem a vinhos distintos que se juntaram no lote final. A nota de prova deste Essência do Peso 2015 revela-nos um tinto de cor vermelho-granada, muito intensa. Grande intensidade e complexidade aromática dominada por componentes de frutos pretos muito maduros, como amora e ameixa preta. Denso na boca, com taninos de grande qualidade, acidez equilibrada, final intenso e longo. Um vinho poderoso e ao mesmo tempo elegante. O Essência do Peso 2015 está pronto a ser consumido, mas atingirá a sua plena qualidade quatro a cinco anos após a colheita, podendo evoluir positivamente durante vários anos. A grande elegância e equilíbrio deste vinho, juntamente com o seu teor alcoólico de 15% fazem dele o acompanhamento perfeito para os saborosos pratos de carne da rica gastronomia alentejana.


Com uma longa história de mais de 225 anos, a Sandeman, uma das mais icónicas marcas de Vinho do Porto, lança mais um Vintage exclusivo de Quinta, desta vez uma nova colheita da Quinta do Seixo, a sua propriedade emblemática situada na sub-região do “Cima Corgo”. Vinho generoso, O Sandeman Porto Vintage Quinta do Seixo 2015 é um vinho raro e excecional, nascido da cuidadosa seleção de uvas provenientes das vinhas da Quinta do Seixo e produzido na moderna adega deste emblemático lugar da marca Sandeman, localizado numa das mais belas encostas da região do Douro. Produzido com as castas Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Sousão e algumas uvas provenientes de Vinhas Velhas, este Sandeman Porto Vintage Quinta do Seixo 2015 apresenta uma cor vermelha muito intensa e um aroma de grande intensidade, com notas balsâmicas a resina, cedro, caixa de tabaco e arbustos, terminando com um ligeiro cacau e chocolate, fruto da maturação. Podendo ser consumido de imediato, este Vinho do Porto beneficiará de uma complexidade crescente com um elevado estágio em garrafa, o qual poderá ser de entre 15 a 25 anos. Dado o seu perfil elegante, é um vinho que combina idealmente com queijos.