Pages

Está ai o IPhone X

Vamos lá falar de tecnologia. Um dos dias mais aguardados do ano para os geeks desta matéria aconteceu ontem. O novo Iphone deu-se a conhecer e está carregado de novidades. Nós usamos IPhone diariamente e somos fãs da marca, contudo sabemos ver que a grande inovação da Apple a nível de estética, mais parece um telefone da concorrência com dois anos de atraso, mas passemos à frente.



Estávamos em 2007 quando Steve Jobs surpreendeu o mundo ao lançar o IPhone. 10 anos volvidos e foi a vez de Tim Cook anunciar o IPhone X. Sem dúvida que este modelo apresenta a maior inovação e diferenciação que a marca alguma vez teve em termos de estética e a ideia é que o mesmo marque a próxima década, tal como o IPhone o fez até 2017. Mas que grandes alterações são estas que tanto dão que falar? Pois bem, comecemos pela inevitável, o botão "home" que nos acompanhou desde sempre desapareceu, e regressar ao "homescreen" ou abrir/fechar as aplicações ativas, vai ser tão simples como fazer um simples deslizar no ecrã. ecrã esse que cresceu (e muito), o IPhone X tem um ecrã que ocupa a totalidade das 5,8 polegadas do telefone. 


A ausência de botão, faz com que fique ausente o reconhecimento digital, que agora passa a ser facial (será que continua a funcionar se retirarmos a barba? Pode ser uma boa questão). A ideia é que com esta tecnologia o telefone crie um mapa do nosso rosto conseguindo identificar-nos mesmo de noite, graças às câmeras e sensores infravermelhos do painel frontal. Será este o meio de desbloqueio do telefone.


Falemos das câmeras, ferramenta de trabalho para muitos de nós. Câmera frontal de 7 MP e câmera dupla traseira com 12 MP e com excelente captação de luz para extrairmos tudo de bom que uma imagem pode conter. Mas e como é de autonomia? Pois bem, a Apple garante que o IPhone X terá mais 2h de capacidade de bateria que o IPhone 7, sendo que o seu carregamento é feito através da tecnologia AirPower (carregamento sem fios), bastando pousar o telefone em cima da "dock" e deixá-lo a carregar.


É só coisas boas, mas....pois é há sempre um mas. Aqueles que têm mãos de manteiga preparem-se, o telefone é praticamente 100% vidro, ou seja uma queda e é o suficiente para largos minutos de choro profundo. O preço começa nos 1.179€ para a versão de 64 GB, sendo que a versão de 256 GB terá um preço a rondar os 1.349€. Estão disponíveis em Portugal a partir do dia 3 de Novembro, mas as pré-reservas podem ser feitas a partir de 27 de Outubro. 

Se não sabiam o que pedir no Natal, fica aqui a dica.