Um mês é o tempo que nos separa da primeira sexta-feira de março. Um mês é o tempo que falta para o arranque do Lisboa Dance Festival na LX Factory e, como um mês passa num instante, partilhamos convosco o cartaz das "Talks" e do "Market", porque a eletrónica não é só música e o Lisboa Dance Festival é muito mais que um simples festival.
O Lisboa Dance Festival apresenta-se em três áreas distintas: Music, Talks e Market, porém com bastante em comum entre si. Na música o cartaz fala por si: eletrónica de alto calibre, Hip-hop urbano e ritmos quentes é que não vai faltar neste festival de Inverno. No que diz respeito às conversas, as mesmas vão ocorrer no dia 5 de março, no espaço "act for all", sobre os seguintes temas: "Hip Hop: do underground à força de mercado. A evolução de uma cultura em Portugal", moderado por Rui Miguel Abreu e com Bruno Martins, Fred Ferreira e Darksunn (Monster Jinx) como oradores; "O som das periferias e a Batida de Lisboa", moderado por Vitor Belanciano e com Dj Marfox (Príncipe Discos) e Rastronaut (Enchufada) como oradores; “Vinil, lojas e a realidade do consumo de música electrónica", moderado por Luís Oliveira e com José Moura (Flur), Jorge Caiado (Carpet & Snares, Groovement) e Magazino (Bloop) como oradores; "A propagação do sinal: o papel da rádio no mapa musical português", moderado por Isilda Sanches e com Nuno Reis, Henrique Amaro e Carlos Cardoso (Oxigénio) como oradores.
Mas não nos ficamos por aqui, também podemos assistir a palestras sobre: "Como editar um disco de vinil: passos, questões, dicas práticas", por Bruno Cardoso e Luis Clara Gomes (Discotexas); "Como abrir e gerir uma editora?", por Rui Torrinha (Groovement) e sobre "Direitos para artistas e editoras", por Nuno Saraiva (AMAEI). Por último podemos participar nas masterclasses de scratch e produção, com Dj Ride, e mistura e masterização com Slow J e sintetizadores com Moullinex. Tanto as conversas, como as palestras e as masterclasses estão abertas a todos os que tiverem pulseira para o festival, mas sempre limitadas às lotação da sala.
Quanto ao mercado, vão estar presentes lojas como Carpet & Snares Records e a Bloop Vinyl Store, dois dos principais polos de distribuição de música eletrónica em formato de vinil; Kambas, o projeto editorial de Fred Ferreria que desenvolveu um conceito particular de pop-up store para levar a melhor música portuguesa a todo o lado; Danceplanet, loja dirigida ao universo dos DJs e produtores que se vai fazer representar por marcas como a Akai ou a Maschine, entre muitas outras; Arturia, que acaba de lançar o MatrixBrute, que deixou o universo da produção em absoluto delírio, um dos expoentes máximo do universo dos teclados estará em exposição no festival. Um Red Bull Lab Bar, a Jameson Barber Shop, um Bar Beefeater, também se vão fazer representar e mais lojas ainda estão por anunciar. Até rimou, agora imaginem isto com "aquela" batida.
Relembramos que os passes encontram-se à venda até ao dia 3 de março por 40€, passando o valor para 50€ nos dias do festival. Já compraram o vosso?