Pages

ZeroZero - Uma porta para Itália no Príncipe Real

Hoje em dia cada vez mais se consegue viajar de um modo mais rápido e cómodo. As companhias aéreas quase todas têm preços competitivos e os operadores on-line vieram ajudar na busca do melhor preço. O que muitos desses operadores não sabem é que por vezes nem precisamos de viajar para nos sentirmos noutro país, muitas vezes basta entrar num restaurante e já lá estamos.



No bairro mais "cool" de Lisboa, essa viagem tornou-se possível. Em pleno Príncipe Real, no número 32 da Rua Escola Politécnica, abriu recentemente a maior montra de gastronomia italiana da cidade. Bem, na realidade a pizzaria Zero Zero, é o que o nome indica, uma pizzaria, mas assim que entramos a porta parece que nos tele-transportamos para a pátria desta e, de outras iguarias. Um bar de prosecco à nossa direita, uma charcutaria à esquerda, uma mesa comprida em frente, e está apresentada a "sala de espera". Tão simples quanto isto. Na Zero Zero não se fazem reservas, como tal, nada como enquanto aguardamos pela nossa vez, aproveitarmos para degustar queijos e enchidos de produtores italianos, devidamente acompanhados pelos cocktails e aperitivos que saem da "proseccharia". O que têm estas bebidas em comum? Além do prosecco, são todas deliciosas. Entre os cocktails clássicos e os de assinatura, destacamos o "Giardino di Prosecco" com gin, sumo de limão, hortelã e prosecco; e o "Passione" com vodka, sumo de maracujá, frutos vermelhos e prosecco. O bom no meio de tudo é que estas delicias estão disponíveis a qualquer momento, e não só enquanto aguardamos pela nossa vez. Para quem não aprecia a arte da mixologia, pode sempre optar por uma das cerca de 80 ofertas de vinhos e espumantes de diversas zonas de Itália.



Passando ao sitio onde a magia acontece, a sala principal é precedida de um pequeno corredor que também dispõe de mesas para refeição, e completada com uma maravilhosa esplanada que será o "perfect spot" assim que o tempo o permitir. Nada foi deixado ao acaso. As mesas em pedra portuguesa, desprovidas das típicas toalhas quadriculadas, mas com os guardanapos de pano no mesmo padrão saltam logo à atenção. Os candeeiros colocados sobre cada mesa em tom cobre, dão a luz e conforto necessário à nossa refeição. As paredes, pintadas num pantone cinzento a fazer lembrar cimento traz o toque minimalista ao espaço e a longa mesa alta, para um grupo, que termina com a parede "forrada" de troncos de azinho, dá o toque acolhedor e faz o casamento perfeito entre a sala, e o coração da mesma, o grande forno rotativo, onde se cozinha a "rainha" da carta. 



Falemos da comida. "Antipasti", "insalate", "pasta", "pizze", "calzoni" e "dolci" são as opções de carta. Mas vamos com calma. As entradas são indispensáveis e são o cartão de visita nesta viagem de sabores. O "carpaccio di manzo" com rúcula, pistácio e pecorino é de prova obrigatória, tal como os "arancini" de arroz siciliano, recheado com ragu de ervilhas; uma deliciosa fritura com um sabor único e devidamente acompanhada por um molho de tomate de qualidade. A panzanella é a melhor opção para quem procura algo tipico mas não tão comum de se encontrar; uma simples esmagada de pão na panela com tomate, azeite, pepino, pimento e queijo de cabra e com um sabor tão bom que não vamos querer parar de comer. 



Quanto às pizzas, as opções são mais que muitas. Entre as 15 variedades tradicionais e as 11 especiais (ou da casa), ainda temos 3 variedades de calzoni à escolha e a hipótese de fazermos a pizza a nosso gosto. Contudo todas elas têm um ingrediente em comum, a farinha 00 (que dá o nome à casa) que além de ser muito proteica é ainda de fácil digestão. A massa é preparada por um processos ancestral, que tem inicio numa pré-fermentação de 14h da mesma, à temperatura controlada de 21º, seguida de uma maturação de no mínimo 48h. O resultado é uma base de pizza artesanal, fina e crocante, perfumada como o melhor pão fresco acabado de sair do forno e surpreendentemente leve e digerível. Posto isto, as nossas escolhas caíram sobre a pizza de prosciutto crudo di parma 18 mesi e funghi, cujo grande destaque vai para o sabor único do presunto de Parma com os 18 meses de cura; e a pizza de salsicia e provola affumicata, cujo destaque vai para a conjugação perfeita de uma boa salsicha de fumeiro com o queijo provola fumado. Ainda tivemos oportunidade de provar a decadência que é a pizza de 5 formaggi, uma combinação galática de mozarella, gorgonzola, fontina, asiago e parmigiano reggiano com 16 meses de cura, caso para dizer: abram a boca e digam "cheese". Como sempre, e inevitavelmente a refeição tem de terminar com a sobremesa. 5 sobremesas tradicionais à escolha e também as tradicionais coppa di gelati e sorbetti. Nós provámos o millefoglie al caramello salato, onde o contraste do doce com o salgado se faz notar em plenitude; o clássico tiramisù que é de comer e chorar por mais e a humilde panna cotta ai frutti di bosco que dança livre e consistentemente no prato em que nos é servida, uma delicia não só de sabor como de visual.



O roteiro está feito. Agora só vos falta marcar a vossa viagem a este pedaço de Itália no Príncipe Real, "reservem" já o vosso "bilhete" mas tenham em conta que as portas de embarque funcionam de domingo a quinta, das 12h às 24h; e às sextas, sábados e vésperas de feriado das 12h à 01h. Arrivederci i buon appetito.