Pages

Edo Sushi - Quando a Fusão é Sinónimo de Inovação

Onde o oriente se cruza com o ocidente. Podia ser o título de um filme ou de um best-seller escrito por qualquer escritor da moda. Podia ser um slogan, ou uma qualquer frase "catchy" que nos levasse a querer saber mais sobre o que? E o porque? Mas não. Muito mais que isso, é a nova carta do Edo Sushi. Localizado em plena Alameda dos Oceanos, na zona mais oriental da cidade de Lisboa, o Edo Sushi oferece um sushi de qualidade, tradicional, mas com uma forte aposta na cozinha de fusão. 



Com uma decoração simples e minimalista, em noite de estreia foi apresentado um balcão com exclusivos dois lugares, apenas, onde os mais audazes e destemidos apreciadores de sushi deleitar-se-ão com as criações do chef. Neste privilegiado sítio, o repasto apresentado por Alessandro Hayashi assume ainda maior preponderância e sofisticação. É que nesta zona não há menu degustação, mas sim um menu especial do chef, tal como pedidos à carta. Com a nova carta acabada de estrear, no Edo Sushi o tradicional encontra a fusão e o resultado são surpresas tão fascinantes e improváveis que prometem deixar os amantes da cozinha japonesa surpreendidos com apostas requintadas. Os ingredientes frescos, exóticos e raros são escolhidos e preparados com precisão todos os dias. Com o peixe como ator principal, temos de destacar o salmão da Noruega e o atum dos Açores, omnipresentes ao longo da carta. Mas não só, peixes como a cavala, a sardinha e a corvina, representam muito bem a costa portuguesa e são uma presença constante na carta. “Escolhemos sempre o que há de mais fresco no dia e, por esse motivo, nossa seleção de peixes varia diariamente consoante a frescura e aparência” , diz João Oliveira, empresário e proprietário do Edo Sushi.



Mas vamos ao que interessa. Para começar, um carpaccio de salmão com molho pesto é o arranque ideal para uma refeição que se quer sem pressas e em boa companhia. O kimuchi de salmão dá aquele "spicy kick" necessário para que a mesma evolua. As gyozas, os spring rolls, os niguiris, sushis e os novos gunkans de polvo e lingueirão são o remate final para este repasto cheio de sabor e emoção. Ahhh, claro que não podemos deixar de experimentar tudo o que tenha vieira. A sua doçura fundida com as criações do chef, são como uma sobremesa durante a refeição. Mas como nem só de peixe cru vive a cozinha japonesa, a nova carta propõe outros sabores que podem muito bem ser a alternativa ideal para quem não idolatra sushi, mas que gosta de sabores inusitados. As tempuras, os akisobas, os braseados e rolos quentes expressam as propostas diversificadas do chef Alessandro Hayashi. E como por norma quem come, também bebe, arrisquem em perguntar qual o vinho ideal para harmonizar o vosso prato, vão ver que não se arrependem.



Já estão de água na boca? Então é melhor fechá-la, pegar no telefone, ligarem para o 218 943 169, fazerem a vossa reserva e encher a mesma com o que o chef vos preparar.