Pages

Ventozelo - Do Douro para a nossa Mesa

Se nós não vamos à Quinta do Ventozelo, vem a Quinta do Ventozelo até nós. Diretamente do Douro, situada no concelho de São João da Pesqueira, entre o Pinhão e Ervedosa do Douro, a Quinta do Ventozelo é uma das mais antigas daquela região. Situada na margem esquerda do Douro, apresenta condições excepcionais de solo e clima para uma viticultura de excelência, onde dos seus 400 hectares, 200 são dedicados a "Baco", a par de outras produções como o azeite, mel, frutas e cortiça.



Propriedade do Grupo Gran Cruz é nos galardoados Porto Cruz, Dalva e Presidential que a quinta focou o seu nicho de negócio, contudo e aproveitando todo o potencial qualitativo desta propriedade, os vinhos de mesa começaram a surgir com naturalidade e com uma qualidade eximia. Dos brancos aos tintos, passando pelos rosés e terminando nos Portos, são várias as opções de casta nacional que a Quinta do Ventozelo nos oferece. Comecemos pelos brancos de casta Viosinho de 2014 e 2015, com um teor de 13,5% ideais para qualquer prato de pescado ou para abrir o apetite ao repasto. A par deste vinho e ainda nos brancos, temos o Malvasia Fina de 2015, com um teor alcoólico de 12,5%, um pouco mais leve mas igualmente delicioso. Num patamar uma pouco superior, encontramos o Branco do Ventozelo 2014, composto por Malvasia Fina, Viosinho e Rabigato, fazem deste um vinho de guarda, intenso, complexo e elegante. Nos rosés o destaque vai para o Rosé de Ventozelo 2015. Trata-se de um rosé pálido, fresco e floral, com um final cítrico marcante, leve de teor (12%) deve beber-se bem fresco e na companhia de umas ostras.



Com os tintos a conversa é outra. O Quinta de Ventozelo Blend Tinto 2012 é um lote efetuado com uvas das três mais importantes variedades do Douro: Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz. Uma ode às castas da Região. Já os Syrah Unoaked e Syrah Oaked Matured são produzidos com uvas da variedade Syrah, a única casta internacional que permanece em cultivo na Quinta de Ventozelo. Com teor a rondar os 15% estes vinhos não são para brincadeiras, a não ser que seja com bons enchidos e boas carnes a acompanhar. Para terminar esta prova em beleza, não nos podemos esquecer de destacar os Porto Vintage de 2012 e o Porto Late Botteld Vintage 2011. Tanto um como outro são o remate final devidamente bem acompanhado por bons queijos, para uma boa refeição em família ou entre amigos.



Dúvidas houvessem em relação à Quinta do Ventozelo, estes vinhos de mesa vieram desmistificar as mesmas. Com valores entre os 10€ e os 16€ podemos servir nas nossas mesas vinhos do dia-a-dia mas com uma qualidade premium. Erguemos os copos e brindemos ao Ventozelo.