Pages

"Faces of the Stars" - Exposição de Terry O'Neill

Quem disse que um centro comercial só serve para fazer compras? É certo que o conceito é esse, mas cada vez mais estes espaços absorvem um pouco de tudo o que se faz pelas cidades. Jardins, espaços lounges e exposições são coisas que já se encontram com alguma regularidade nestes espaços e ainda bem. De há uns anos para cá que o Centro Comercial Colombo tráz a arte até à sua praça central no âmbito do projeto “A Arte Chegou ao Colombo” e este ano não foi exceção.


Até ao próximo dia 28 de setembro, é possível apreciar a fantástica exposição fotográfica “Faces of the Stars” de Terry O’Neill. Estrelas do Cinema, da Música e da Moda fotografadas como só Terry sabe fazer e apresentadas pela primeira vez em Lisboa. Organizada pela Sonae Sierra, em colaboração com o Grupo Arthemisia e com a Iconic Images, a Exposição Terry O’Neill – “Faces of the Stars” reúne, pela primeira vez em Lisboa, uma coleção de 50 fotografias que fazem parte da obra completa do fotógrafo que, desde o início dos anos 60, tem dedicado sua carreira à arte do retrato, registando imagens íntimas e espontâneas de ícones lendários do século XX. As fotografias, feitas com uma câmara de 35 mm e fora do ambiente do estúdio de Terry O’Neill, revolucionaram os retratos formais da época, podendo agora ser apreciadas, numa mostra inédita da qual fazem parte nomes mundialmente conhecidos como os de David Bowie, Bruce Springsteen, Amy Winehouse, Al Pacino, Tina Turner, Frank Sinatra, Brigitte Bardot, Ava Gardner, Jane Fonda, Harrison Ford, Clint Eastwood e, ainda, dos Rolling Stones e dos Beatles, entre outros. Desde as primeiras fotografias dos Beatles e dos Rolling Stones, quando ainda eram desconhecidos em 1963, até às grandes lendas do Cinema de Hollywood dos anos 70 e 80, passando pelos maiores cantores de ópera, pela família real britânica e por líderes mundiais como Nelson Mandela e Winston Churchill, Terry O’Neill reúne no seu espólio de registos fotográficos momentos únicos e intimistas que retratam a vida de grandes estrelas mundiais.





A Exposição Terry O’Neill - “Faces of the Stars” pode ser visitada até ao dia 28 de setembro, na Praça Central do Centro Colombo, todos os dias, das 10H00 às 24H00. A entrada é gratuita.  A iniciativa conta com o apoio da Fundação D. Luís I, da Embaixada da Inglaterra e do British Council e integra a programação do Ano do Cinema e Audiovisual Português, iniciativa do Ministério da Cultura desenvolvida pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), em colaboração com a Academia Portuguesa de Cinema. A não perder.