Pages

Silver Spoon Experience

Já passou uma semana e ainda temos o sabor da "skinny bitch" na nossa boca. Quem leia apenas a frase inicial pode pensar que isto se trata de um "affair" ou de um excerto de um qualquer livro de fantasias que estão muito na moda, mas não, trata-se de mais uma experiência Silver Spoon que aconteceu em Lisboa na semana que passou.



Guerillas Dining que acontecem em sítios improváveis. Sítios em construção, sítios para demolição, caves, sub-caves e afins. Tudo o que não seja convencional mas que seja suficientemente seguro e possível montar uma cozinha e receber todos aqueles que queiram fazer parte destas magnificas experiências que nunca se descuidam na qualidade eximia com que nos surpreendem. O Cine-Teatro Odéon em Lisboa, ali bem pertinho do Ateneu Comercial, abriu as suas portas para uma última atuação (na realidade foram quatro últimas atuações), antes de se transformar num espaço remodelado.



Sobre o tema de "The Dirty Model Edition" a ideia foi dar a conhecer o outro lado do mundo da moda. A percepção que a sociedade tem sobre o mundo da moda é luxuriosa, glamorosa e bela. Porém, atrás de todo esse deslumbramento e das luzes da ribalta está uma escuridão igualmente intensa. O chamado "lado negro" onde vale tudo para se chegar à ribalta. Mas passemos à experiência. Chegados ao Odéon, o welcome drink foi servido na rua, Absolut Elyx Fizz foi o cocktail servido enquanto aguardávamos pela abertura das portas. Para acompanhar tínhamos uns "lolipops" de camarão.



Tocou o sino, as portas abriram. Entrámos e escolhemos aleatoriamente o nosso lugar, a ideia é experienciar tudo em convívio, seja com amigos ou puros desconhecidos. Sentámos-nos e o espetáculo começou. Cocktail Party & Face Masks, sashimi de Corvina com Limão e Vermute; Atum com azeitona, alcaparra frita e queijo creme, tudo isto devidamente harmonizado por um vodka martini com Absolut Elyx e um gin dirty martini com Plymouth. Incrível esta combinação de comida e drink paring que resoltou na perfeição e fez jus ao tema do serviço. Seguiu-se um momento de Ecstasy com ostras, yuzu, alga nori e gengibre, tudo devidamente acompanhado por um Perrier-Jouet Grand Brut.  Um breve momento de pausa e o Skinny Bitch estava servido. Por debaixo de uma capa crocante, encontrou-se um delicioso tártaro de novilho com sementes de girassol, tupinambo, maçã e maionese de alho queimado. Um sabor doce que equilibrou com o forte e intenso sabor do Orange Vodka Asolut Elix Martini que foi servido. De algo perverso a algo que nos meteu a trabalhar, o Dirty Terry chegou à mesa. Três texturas de beterraba (puré, assada e em pickle), kumquat, aipo e rábano picante para começar; depois chegou um pedaço de frango devidamente cozinhado em "sous vide" que foi aberto por nós na mesa e colocado no prato a completar a encenação. A acompanhar foi servido um Branco da Herdade do Cebolal de 1998; um vinho tão curioso que quando o deram a provar ao seu criador o próprio perguntou que vinho era aquele que tinha acabado de beber. As texturas estão para a comida como as cores estão para a moda. Black & Blue foi a sobremesa servida. Num prato preto foi disposto um sorvete de mirtilo, um curd do mesmo, pimenta, manjericão e cacau. O resultado foi uma deliciosa sobremesa acompanhada por um Madeira Cossart Gordon de casta Verdelho com 5 anos.



A Silver Spoon foi criada em 2009 pelas mãos da norte americana Tiffany Ng, quando foi estudar para Copenhaga. Os Silver Spoon Guerilla Dining são experiências únicas, exclusivas e complexas, de que a comida é um dos componentes. A única comparação que estas experiências têm com a ida a um restaurante, é que em ambos é servida comida, de resto nada se compara. O objectivo não é servir pratos deliciosos e perfeitos, mas servir pratos que acima de tudo contribuam para criar o ambiente de cada tema.