Pages

The Green Chef e Akla = Cozinha Vegetariana Evolutiva

Para todos aqueles que julgam que a comida vegan é simplesmente algo com muita cor mas com "zero" de sabor, o Restaurante Akla, do Hotel Intercontinental em Lisboa, tira-nos as dúvidas. Agora as quartas-feiras ao almoço são dedicadas à "The Green Chef" e a refeição é algo de deixar o melhor peixe ou a melhor carne em K.O. técnico.



Sarah Maraval é a "The Green Chef". Depois de anos a trabalhar em multinacionais na área da publicidade, Sarah partiu para a Califórnia, decidida a aprender o melhor da cozinha saudável na conceituada academia de Matthew Kenney, conhecido como “O Guru da Raw Food”. Lá, apaixonou-se pela comida vegan e descobriu como os produtos orgânicos e ingredientes naturais, confeccionados da forma certa, podem alimentar não só o corpo mas também a alma. Entre "workshops" e serviços de catering, Sarah costuma ser presença assídua em diversos restaurantes, mostrando todo o conceito que está por trás da sua "The Green Chef". Seguindo os preceitos da “raw food”, a "The Green Chef" trabalha produtos orgânicos e não processados e ingredientes naturais e “reais”, como legumes, frutas e frutos secos, fazendo deles protagonistas em refeições nutritivas, saudáveis e cheias de cor, de sabor e com uma estética tão perfeita que certamente deixaria muitos restaurantes de alta cozinha envergonhados. 



Desde 15 de junho que Sarah está presente nos almoços de quarta-feira do restaurante Akla. Este também recém aberto restaurante do Hotel Intercontinental Lisboa fica localizado no seu lobby e está aberto a todos os que lá queiram ir. A ideia desta refeição vegan é sobretudo dar uma oferta diferente, saudável e cheia de sabor a todos os que queiram arriscar. Sempre preparado no momento na estação de Live Cooking, todo o menu é confecionado com produtos biológicos, locais e sazonais em parceria com a "The Green Chef". O menu é rotativo, por isso podemos lá ir todas as quartas sem correr o risco de o repetirmos. Na nossa visita tivemos oportunidade de provar como entrada uma maravilhosa sopa fria de cenoura e côco, com um ligeiro toque de picante e uma ilha de abacate. Como prato principal fomos brindados com uns maravilhosos noodles de courgette amarela e legumes da época com chilli de amêndoas. Para finalizar em beleza vieram uns figos com vinho do porto, alperce grelhado e iogurte vegetal de baunilha. Composto por entrada, prato, sobremesa, pão e vinho e por apenas 16€ (note-se que estamos a falar de um restaurante no centro de Lisboa e dentro de um hotel de 5 estrelas), as quartas-feiras do Akla já começam a fazer parte do quotidiano de todos aqueles que mesmo não sendo vegans não deixam de experimentar novas gastronomias e acima de tudo mais saudáveis.