Pages

Super Bock Super Rock - O que é Nacional é bom (Parte 1)

A 10 dias do inicio do Super Bock Super Rock, não podíamos deixar de destacar as bandas, projetos e artistas nacionais que nos vão dar música durante os três dias de festival. Do Rock ao Pop, da Eletrónica à Indie, sem esquecer o Hip-Hop, vai haver música para todos os gostos, mas estes que referimos são sem dúvida alguma obrigatórios. 



Comecemos por Débora Umbelino. A jovem de 21 anos mais conhecida por Surma que nos chega de Leiria, mas o que nos traz vem de locais bem mais exóticos. Surma é o seu projeto one-woman-band, onde domina teclas, samplers, cordas, vozes e loop stations em sonoridades que fogem do jazz para o post-rock, da electrónica para o noise e nos levam para paragens mais ou menos incertas, com paisagens desconhecidas e muito prazer na viagem. Os últimos quatro meses foram passados na estrada em mais de trinta concertos a solo, entre Portugal e Espanha. Sobe ao Palco EDP no dia 14 de julho.



Cinco nomes próprios: Domingos, Francisco, Manuel, Salvador e Tomás. Falamos dos Capitão Fausto. Muito mais que uma banda de jovens hipsters, neste momento são uma das bandas referência do Rock em Portugal. Ao terceiro disco, o quinteto exala maturidade, com um conjunto de canções soberbo, entre a pop e o rock, composições embrulhadas em arranjos precisos, ora épicos, ora de uma simplicidade que ecoa genial. Canções como “Amanhã Tou Melhor” ou “Morro na Praia”, são pérolas que confirmam os Capitão Fausto como uma das melhores bandas portuguesas da atualidade. O seu último trabalho “Capitão Fausto têm os dias contados”, juntamente com outros temas, será tocado no Palco Antena 3 no dia 15 de julho.



Luís Clara Gomes, mais conhecido por Moullinex, além de produtor, Dj, músico e craque dos sintetizadores, adora inovar e prestar tributos com a sua música. Quem não se recorda do show que deu no LUX com o tema Star Wars? “A Purple Experience” por Moullinex é um tributo a alguém que partiu recentemente. Ainda ninguém sonhava com a triste notícia da morte do Príncipe de Minneapolis e já chegava a Antena 3 uma versão de “Controversy”, produzida por Luis Clara Gomes. Depois, já com as lágrimas enxutas foi hora de preparar uma mega operação que cresceu com o entusiasmo de quem quer homenagear alguém imortal e quem melhor que Moullinex para o fazer e que outro espaço para o apresentar que não o Super Bock Super Rock. O espetáculo irá reinventar os clássicos de Prince num contexto nacional moderno, capaz de juntar elementos de diferentes famílias. O espetáculo terá vários convidados especiais, anunciados a seu tempo, que garantidamente partilham afinidades com a música de Prince. “A Purple Experience” está pensado como tributo a um dos maiores génios da música pop e será um momento de celebração no Palco Antena 3 no dia 16 de julho.