Pages

"Las Cholas"

Valeria Olivari é uma cidadã do Mundo. Nascida no Perú é no nosso país que se encontra de momento e foi no nº 20 da Rua Carlos José Barreiros em Arroios que montou o seu atelier. Manteiga, ovos e açúcar foi quase tudo o que precisou para nos trazer um sabor novo oriundo da sua terra Natal. É das suas mão que saem os melhores "Alfajores" de Lisboa.



As pequenas e deliciosas bolachas são típicas da América do Sul, de suave sabor exterior, levemente cozidas entre 8 a 10 minutos no forno a 170 º, é no seu recheio de doce de leite que nos perdemos e difícil mesmo é comer só meia dúzia. Mas as "Alfajores" da Valeria são diferentes, não são só uma simples bolacha, são acima de tudo uma homenagem a todas as mulheres nativas das montanhas do Perú, pouco abastadas e alvo de chacota pelo resto da sociedade peruana e apelidadas de "Las Cholas". Foi este o nome que Valeria escolheu para a sua marca e faz todo o sentido. "Cresci ao lado de várias 'Cholas' e foi com elas que aprendi a ter gosto pela cozinha e a cozinhar. Depois mais tarde, já adulta acabei por me formar em Pastelaria, tendo trabalhado em países como Argentina, Brasil, Espanha entre outros e sempre ao lado de grandes Chef's. Com tudo o que aprendi com eles, decidi ter o meu espaço e homenagear as minhas raizes".



Mas nem tudo são doces, o que sai do atelier  de Valeria. As típicas Empanadas também são uma especialidade. Mistura de farinha, vinho branco, manteiga, flor de sal e azeite na sua massa e diversos recheios, tais como atum e tomate, vitela e passas, frango e nozes e a combinação de espinafres, mozzarela e cogumelos. Além da confeção destas duas especialidades o seu atelier serve também para a realização de workshops e pequenos jantares temático, tudo em torno da sua cultura e claro que um bom Pisco Sour não pode faltar para acompanhar.