Pages

MOTELX

Tenham medo, tenham muito medo, vem ai a décima edição do festival de cinema mais aterrorizador da nossa capital. Ninguém teria certamente acreditado, em 2003, quando o CTLX iniciou sessões pontuais de cinema de terror no antigo Cinema King, que se estaria a celebrar, em 2016, 10 anos de um festival de cinema. Uma década de um festival que teimosamente sempre acreditou que deveria existir um espaço dedicado apenas à cinematografia de terror e, sobretudo, onde o cinema de terror nacional pudesse ser visto, premiado e divulgado.



A missão, a ambição inicial e o já longo percurso percorrido transformam este aniversário numa comemoração muito especial, para o Festival e, acreditamos, para os milhares de fãs que ano após ano têm estado sempre presentes. Em 2016 o festival volta a ocupar os dois lados da avenida: no Cinema São Jorge e no mítico Teatro Tivoli BBVA, que regressa ao cinema com o MOTELX depois de umas merecidas obras de renovação. Continua a existir o já habitual Warm-Up na semana que antecede o evento (de 1 a 3 de setembro) e que inclui as já habituais noites de cinema de terror ao ar livre - no Largo de São Carlos e no Beco da Rua da Moeda, com concerto e festa após o filme. E ao décimo ano o Festival assume mais responsabilidade e aceita um novo desafio ao promover, pela primeira vez, uma competição de longas de terror europeias. Um foco que aumentará o prestígio internacional do Festival e que servirá como estímulo extra para os muitos realizadores nacionais que, desde 2009, concorrem ao Prémio da Melhor Curta de Terror Portuguesa, bandeira do MOTELX, com a atribuição ao vencedor de um prémio monetário de 5000€ (o maior prémio monetário nacional atribuído a curtas). Será lançado também um livro dos 10 anos de MOTELX com entrevistas do jornalista João Antunes aos Mestres do Terror e outros convidados trazidos a Lisboa ao longo das várias edições, prólogo de Alan Jones (crítico de cinema e um dos organizadores do FrightFest de Londres) e ainda algumas das memórias, testemunhos e acontecimentos que tornaram inesquecível cada edição do Festival.



Com uma programação única, digna de uma efeméride de 10 anos com filmes estreados no último Festival de Cannes como “Psycho Raman” ou “The Transfiguration” ou ainda a antestreia mundial de um filme de género português realizado em 1992 - “O Segredo das Pedras Vivas” de António de Macedo -, retrospectivas dos mestres, obras dos realizadores nacionais e, claro, com ainda mais masterclasses, workshops e debates ligados ao Terror no novo MOTELX LAB, um espaço de celebração da criatividade que pretende inspirar todos os participantes a explorar a riqueza do universo do cinema de terror. O cartaz ainda está em atualização, mas já podem ver o que vos espera aqui.