Pages

Jameson - Um Irish Whiskey de alma Scotch

Muito mais que um simples whiskey, Jameson é parte da história. Nascido em 1780 com a criação da Bow Street Distillery em Dublin, pela mão de John Jameson, um escocês de gema que a certa altura da sua vida, mudou o seu rumo, largou a advocacia e dedicou-se à destilaria do whiskey Irlandês mais vendido em todo o Mundo.


Desde o início da sua actividade, que John Jameson, se concentrou apenas e só na qualidade do seu whiskey. Ele queria o melhor whiskey do mundo, e para tal, seleccionou os melhores barris de todo o mundo, a melhor cevada e a mais pura água irlandesa. Jameson Original é o equilíbrio perfeito de notas picantes e doces, com um toque de nozes e baunilha. Um "blended" triplamente destilado e duplamente mais suave, fazem de Jameson um whiskey de fácil degustação. Num sentido evolutivo e de proporcionar uma maior oferta ao seu consumidor, Jameson Irish Whiskey apresentou recentemente três inovações: Jameson Caskmates, Jameson Crested e Jameson Black Barrel. 


Jameson Caskmates é uma verdadeira inovação no mercado de Whisky a nível mundial e o resultado do envelhecimento de Jameosn em Barricas de cerveja preta durante 6 meses. Um produto resultado da curiosidade, colaboração e inovação do Master Distiller que pretende despertar a atenção dos apreciadores de cerveja artesanal e de whiskey. A sua história começou em 2013 quando o Master Distiller  de Jameson e o fundador da Franciscan Well Brewery decidiram estagiar em barris de Jameson uma cerveja preta artesanal. Após este estágio, os mesmos barris regressaram à destilaria para serem novamente enchidos com whiskey Jameson. O resultado foi um whiskey que mantém a suavidade da tripla destilação, incorporando notas adicionais de café, cacau, caramelo e ligeiros toques de lúpulo, tipicamente obtidos na cerveja preta.


Jameson Crested, uma homenagem às primeiras gotas de Jameson engarrafas na destilatia de Bow Street. Lançado internacionalmente no passado mês de abril, visa celebrar os primeiros lotes produzidos e engarrafados na destilaria da Jameson em 1963. Com um novo design que pretende simbolizar a longa história da marca, este produto é o resultado de uma mistura de whiskey de alambique e grain whiskey o cujo processo de envelhecimento é fortemente influenciado pelos barris de xerez que lhe conferem um nariz aromático e um paladar com notas de madeira, especiarias e chocolate. Tem um final quente e prolongado evidenciando o xerez.  


Jameson BlackBarrel, envelhecido em barricas duplamente tostadas, Black Barrel nasce para também homenagear a herança de John Jameson, assumindo algo que no princípio era uma necessidade em termos de produção. Para secar mais rapidamente os barris após os rigorosos invernos irlandeses, estes eram queimados. No entanto, concluiu-se que as notas tostadas resultantes do estágio naqueles barris revelavam ser de uma riqueza e complexidade incalculáveis tornando necessário integrar este processo na sua produção. Com valores a rondar entre os 20€ e os 30€ estas versões já estão disponíveis nas melhores garrafeiras e em grandes superfícies comerciais. "Sine Metu", arrisquem.