Pages

Letters Matters - Muito mais que uma livraria

Imaginem que conseguiam reunir os 10 livros que marcaram a vida de cada um dos vossos amigos e reuni-los num só espaço. Florentin Bosse, um “nómada profissional”, romeno de nascimento, com antepassados alemães e coração português, reuniu num só espaço o resultado da escolha de mais de 500 leitores de todo o mundo que revelaram cada um a lista dos 10 livros que tiveram mais impacto na sua vida. E assim nasceu a Letters Matters. 



Localizada no número 21 da Rua Rodrigo da Fonseca em Lisboa, a Letters Matters é muito mais que uma uma livraria. Com uma seleção de livros escolhidos criteriosamente por leitores de todo o mundo, compilam-se os livros mais importantes da história da literatura. “A livraria é o meu modo de reverter o irreversível”, diz Florentin Bosse. “Como estamos cada vez mais colados aos écrans, com dispersão de foco todos os 5 segundos, estamos a perder uma mais valia de vida e de muitas gerações que é parte da nossa herança cultural". Inspirei-me em Groucho Marx que disse: “Eu acho a televisão muito educativa. Cada vez que alguém a liga, vou para o outra divisão da casa e leio um livro.” Mas a Letters Matters é mais do que um lugar onde se vendem livros importantes. É uma livraria com uma atmosfera especial, uma livraria emocional, um lugar inspirador e motivador, onde até a equipa de trabalho é encorajada para ler nos seus momentos livres. É um espaço amplo, desenhado para acolher momentos musicais, exposições de arte, debates literários e workshops diversos. Graças ao seu Café, é possível desfrutar duma experiência cultural com um chá, um café, um lanche ou mesmo uma refeição ligeira com vinhos e queijos. É um lugar de encontro, de troca de ideias, de conversa e de comunhão de emoções entre pessoas apaixonadas por livros. É um espaço para deixar viver o emocional.



Florentin teve a ideia de criar este lugar de paz, harmonia, sabedoria e bem estar emocional durante a o seu auto-imposto exílio da sociedade, quando caminhou 3800 quilómetros, em peregrinação entre Berlim e Santiago de Compostela e depois até Fátima. “Regressei da minha jornada com um sentimento forte de que há, nas nossas comunidades, uma dolorosa procura para recuperar a autenticidade dos nossos valores e dos nossos objetivos”. “A minha intenção é, com a criação desta livraria, devolver às pessoas o prazer da leitura e a capacidade de sonhar com os olhos abertos". Como disse Oscar Wilde, “é o que se lê quando não se tem que o fazer, que determina o que se será quando não tens como o fazer”.