Pages

Armazém da Alfândega - Um espaço cheio de História(s)

Num dos edifícios mais conhecidos da população Aveirense e das gentes da Beira-Mar, renasce um edifício agora transformado em alojamento local, que outrora serviu os serviços alfandegários da cidade. Um espaço recheado de histórias desta "Veneza de Portugal". Cultura, arquitetura e tradições fundem-se pelos corredores até cada um dos oito quartos, mas é sobre o seu restaurante que vos vamos falar.



Na cidade de Aveiro acaba de abrir o Armazém da Alfandega. O nome não engana, este restaurante inserido no Alojamento Histórias por Metro Quadrado serviu em tempos como armazém aos serviços alfandegários da cidade. Com uma imagem jovem, moderna e acolhedora, nas suas paredes vive a arte urbana que retrata as gentes e as tradições de Aveiro, habilmente produzida por Fábio Carneiro. Nas mesas, a cozinha do dia-a-dia para partilhar ou comer sozinho. Na cozinha a ousadia de Daniel Cardoso, que desde a sua saída da Lisboa, tem estado a afinar a "orquestra" da sua primeira carta sazonal de autor.



Acompanhado dos melhores vinhos e cervejas artesanais, como é o caso da cerveja própria de salicórnia e algas; a comida apresentada por Daniel e pela sua jovem equipa é do mundo e retrata memórias e viagens. Ao almoço durante a semana serve-se a marmita do dia, mas também se pode escolher à carta. Carta essa que viaja desde o "pho" até à reinterpretação do típico pica-pau. Também existe um menu de degustação onde em seis pratos com sobremesa incluída, deixamo-nos levar com as escolhas do chefe. Conceitos simples e eficazes numa cozinha que se quer de partilha e de conforto.



Com 31 lugares sentados, existem 4 de primeira linha situados no balcão, nestes lugares além de clientes, somos espectadores de tudo o que se passa numa cozinha que promete ir muito longe e que tem capacidade para isso. O Armazém da Alfândega está aberto ao público das 12h às 15h, e das 19h às 23h, sendo que o domingo à noite e a segunda-feira são para descanso do pessoal. De manhã, funcionará em exclusivo como sala de pequenos almoços para os hóspedes do alojamento das 08h às 10h30. Posto isto tudo, só vos falta mesmo fazerem-se à estrada.