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Suit up Comodoro

Se existe um acessório maioritariamente masculino, as gravatas podem muito bem ser esse acessório. Não é que as mulheres não as usem, mas de grosso modo são feitas e pensadas para o homem. Uma conversa no início da época de casamentos, em 2015, sobre onde comprar gravatas com estilo levou quatro amigos a perceber que as hipóteses irreverentes eram escassas. Em Portugal, havia quem viesse fabricar as suas gravatas, mas não existia uma marca nacional focada na produção de acessórios modernos para homens que, seguindo as tendências internacionais, arriscam sem medos.  



Já em maio de 2016, a Comodoro chegou ao mercado português, com Bernardo Salvador Marques e Martim Yglesias, da BYD –Boost Your Digital, e Luís e Nuno Guimarães, da Música do Espaço, ao leme do projeto. Comodoro era a designação dada ao oficial da marinha acima do Capitão, hoje mais comummente conhecido como contra-almirante. “É um nome enraizado na portugalidade e em todo o caminho desbravado e conquistado pelos portugueses por via marítima. Esses caminhos que os navegadores portugueses desbravaram são os mesmos caminhos que a marca quer desbravar”, explicam. 



Tinham o know-how das suas duas empresas, mas faltava-lhes competências na área do design e na perceção de tendências. Foi assim que chegaram à “Harper” e a Catarina Fezas Vital, que rapidamente aderiu ao projeto, sendo responsável pelo portfólio de produtos Comodoro. Tudo é produzido à mão, em materiais distintos, como a seda italiana, poliéster, linho, lã e até cortiça portuguesa, na conceituada Grapalvi. Atualmente, a Comodoro apresenta três coleções principais, disponíveis em três tamanhos: a Portugueses Heroes Silk Tie Collection (€59,00), com uma qualidade mais premium e padrões elegantes, a Portuguese Heritage Knitted Tie Collection (€29,00), que brinca com as texturas e cores irreverentes, e a Portuguese Innovation Printed Tie Collection (€29,00), com opções mais garridas e joviais. Recentemente a Comodoro lançou ainda a Portuguese Contemporary Heroes Tie Collection, uma edição especial de gravatas que conta o apoio e apadrinhamento de alguns projetos empreendedores que arrancaram em tempo de crise ou que lhe souberam fazer frente, mostrando a bravura e resiliência de que são feitos os portugueses, um espírito que data dos descobrimentos e na qual a Comodoro assenta os seus valores. 



“O objetivo é elevar tudo o que é português, sejam empresas ou pessoas, e homenagear os empreendedores que mesmo enfrentando um panorama económico-financeiro adverso, quais navegadores que enfrentaram as piores tempestades, se lançaram em negócios que se vieram a revelar degrande sucesso”, referem os quatro sócios. Figaros, DCK, Palácio Chiado, The Independente Collective, Harper, Village Underground, Santini, Capitão Fausto, Obrigado Portugal, Out Jazzou Lisb-On são algumas das entidades homenageadas e que apadrinham a coleção, num total de 24 entidades representadas. Na coleção é possível encontrar uma vasta gama de gravatas que primam pela irreverência dos padrões e materiais. Muitos tweeds, padrões florais e cornucópias, são as sugestões numa coleção que prima pelos tons azuis e verdes, mas abre portas ao rosa e cinza. Além de gravatas, são também disponibilizados laços, lenços e alfinetes de gravata, porque mais do que uma marca de gravatas, a Comodoro é uma marca especializada em acessórios de homem. Movida pela crença de que qualquer visual está incompleto sem acessórios, a Comodoro quer ser a escolha do homem independente, cosmopolita, que procura afirmar a sua individualidade de forma subtil e elegante com o acessório certo. 




A Comodoro encontra-se à venda online, e nas lojas Paez, na Rua do Alecrim, e Le Frique, na Av. 24 de Julho, em Lisboa, e ainda na loja Cais à Porta, em Aveiro.