Pages

UTIL, muito mais que um objeto

ú·til: Que é necessário; que tem préstimo ou utilidade; proveitoso; vantajoso. Esta é a definição de útil no dicionário, mas também podia ser: marca de mobiliário e acessórios para a casa produzida em Portugal e desenhada pela Europa fora.


Fotografia de Luis Ferraz
Manuel Amaral Netto, juntamente com alguns dos melhores jovens designers emergentes, pensou uma primeira coleção focada em objectos sociais. Numa época em que o tempo é um bem precioso e que pararmos um segundo para desfrutarmos de quem temos à nossa frente é um evento só por si, a UTIL procurou parar o tempo e desenhar simples objetos para o nosso dia a dia que tirem partido de quem nos rodeia.


Fotografia de Luis Ferraz
A coleção começa por ser pensada como uma narrativa que se inicia assim que abrimos a porta de casa e que e por aí adentro se vai desenrolando. Desde o bengaleiro Hal que se encontra a meia altura, em que na parte de baixo deixamos os casacos e em cima libertamos as nossas chaves. Cordialmente oferecemos algo a beber no Dual, um elegante conjunto de copo e garrafa servido num tabuleiro de metal zincado e desenhado por Relvão Kellermann, de Munique. No momento em que chega aquele convidado extra aparece o Oyster, um banco em freixo maciço desenhado por Geckeler Michels, de Berlim. É um banco mas também é uma mesa de apoio, as três pernas e o tampo seccionado atribuem-lhe características muito gráficas que ao mesmo tempo lhe dão um sentido e orientação sendo que pode ser facilmente encostado aos braços de um sofá ou a uma parede.  A conversa começa a ficar interessante e não queremos que fique por aí, é nesse momento que chamamos o mini bar Basso sobre rodas para encher novamente esse copo e assim estender a conversa. Estas peças, entre outras igualmente simples e discretas, procuram tirar partido da matéria-prima de forma honesta, olham os detalhes com o cuidado que eles merecem, e aliam as formas contemporâneas ao seu uso diário. Quem o diz é Joschua Brunn com AB, um centro de mesa inspirado na geometria da natureza e fielmente produzido em alumínio fundido que é uma peça curiosa e ao mesmo tempo elegante. Para a UTIL é tão essencial uma compreensão cuidada do meio em que nos desenvolvemos, trabalhamos ou socializamos como são os detalhes que dão vida a um produto.


Desenhada na Europa, produzida em Portugal e com capacidade para conquistar o mundo.