Pages

Da Ásia, com sabor.

Olá, sejam bem vindos. Sentem-se, fechem os olhos, relaxem e deixem-se levar nesta de viagem de sabores asiáticos sem sair de Lisboa, ou mais precisamente do Príncipe Real. Situado no nº317 da Rua da Rosa, num local de Lisboa com grande etnodiversidade gastronómica, ali a paredes meias entre o Bairro Alto e o Príncipe Real, O Asiático não passa despercebido. O seu néon vermelho, à entrada, é como um cartão de visita para a travessia Lisboa - Ásia mais confortável de sempre.



À entrada, cheia de frascos com dezenas de especiarias oriundas do maior continente do nosso planeta, a rececionista convida a subirmos à mezanine enquanto esperamos que o chefe de sala nos encaminhe à nossa mesa. É lá que se encontra o bar onde são preparados os cocktails como o shochu d' O Asiático, ou a já famosa sangria. A decoração é sublime, um balcão em mármore com alguns bancos altos que convidam a sentar um pouco, algumas mesas com o mesmo efeito e que são bem úteis em alturas de maior espera e uma vista sobre toda a sala de refeições e cozinhas, sim, leram bem, são duas, mas já lá vamos. 



O chefe de sala chega e convida-nos a descer. Ao passar a porta que nos leva à sala de refeições, é como se estivéssemos a atravessar uma fronteira para um outro lugar que não um restaurante. A sala é grande. Há mesas para dois, para quatro e de grupo. Ao meio está plantada uma árvore ainda em crescimento que será um bom abrigo aos raios de sol mais luminosos assim que o seu tempo chegar. O tecto é todo em vidro, conferindo ao espaço uma excelente luz natural que felizmente já podemos contemplar aos almoços. Ao fundo um jardim exterior que fará as maravilhas de todos os que conseguirem mesa nos dias de maior calor. As cozinhas são duas, uma para o quentes e outra para os frios, dando assim maior vazão aos diversos pedidos sem nunca comprometer o serviço de excelência. A decoração, é simples e confortável e mais não é preciso pois o que tem de brilhar é a comida e essa brilha como se não houvesse amanhã.



Sentamos-nos e somos apresentados ao conceito. Na primeira visita ainda havia o menu degustação, mas o mesmo por opção foi retirado da carta, dando assim liberdade a que cada um peça o que mais gosta. A ideia é partilhar, tal como nos outros espaços do Chef Kiko. A carta é simples e bem composta, 13 pratos e 4 sobremesas é tudo o que nos separa da viagem das nossas vidas. Pode parecer demais afirmar tão cedo que provavelmente O Asiático é dos melhores restaurantes do seu segmento em Lisboa, mas não é; claro que não arrancou da melhor maneira, tendo mesmo passado por alguns contratempos nos primeiros dias de abertura, mas a máquina do Chef Kiko está bem oleada e rapidamente as coisas mudaram de rumo passando a funcionar da melhor maneira possível. Uma equipa conhecedora da matéria prima e bem formada, a atenção eximia ao cliente mas sem parecer maçadora, o há vontade com que cada funcionário controla o seu espaço da sala; enfim, todo um trabalho de equipa.



Passemos à comida. Difícil foi escolher, mas como fomos jantar com apetite provámos grande parte da carta. Tem altos e baixos, mas na sua maioria os pratos são cheios de sabor, bem servidos e quem conhece a Ásia vai certamente revisitar sabores nos mesmos. Começámos pelo Surf & Turf Coreano e perguntámos logo, como é que algo tão simples e que nem faz uma fotografia muito bonita (sim, os olhos também comem) tem um sabor tão bom e penetrante. Uma leve espuma de ostras que contrabalança na perfeição com um tártaro coreanos de novilho, com pêra nashi e alga nori crocante, servido sobre conchas de ostras; a ideia é comer com as mãos e de uma só vez. Sem dúvida um "must try". Seguimos para o Mix de Crepes Chineses com várias texturas de porco, onde evidenciamos a barriga do mesmo. Um prato que é um festim e ideal para o convívio, onde cada um faz o seu crepe, à sua medida, com os ingredientes que gosta.



Diretamente da Tailândia chega outro "must try": lulas recheadas com camarão, sobre uma base de sticky rice e um divinal caldo Tom Yum, com o seu q.b. de picante, o suficiente para dar um kick spicy mas de modo a que seja possivel degostar todo o prato sem problemas de sobreaquecimento. O Pregado Bak Kwa é um "splash" de mar no nosso prato. Lombo de pregado, barriga de porco Bak Kwa, noodles de choco, algas e bivalves, como se cada garfada fosse um mergulho num dia de verão. Do Vietname chega o Pho de Rabo de Boi e Wagyu. Num bule vem o derradeiro caldo que é servido diretamente sobre a tigela que tem uma guioza de rabo de boi, uma salada fresca vietnamita e um sublime carpaccio de wagyu, que acaba por ser cozinhado com o calor do caldo. Para comer e beber até não haver mais. O Bacalhau d' O Asiático tem que se lhe diga. Dá um toque de tradição portuguesa mas com sabores de outras paragens. Lombo de bacalhau levemente laminado, caril verde, coco e tamarindo, tudo junto formam um prato que vai do salgado ao doce numa só garfada, sem dúvida não o podem deixar passar. Terminamos os salgados com uma Espetada de Polvo em Teriyaki e com uma Mini Sandes Asiática em Bao com barriga de porco confitada e kimchi, que apenas peca por não nos satisfazermos só com uma.



Nos doces, as opções cairam na Floresta Negra Japonesa, onde o chocolate negro impera e vem acompanhado de uma mousse de arroz fumado, cereja e matcha; uma sobremesa que além de boa, tem ingredientes bastante benéficos para a nossa saúde. O Sticky Rice voltou à mesa mas em forma de sobremesa, mostrando a versatilidade que este prato tem na cozinha asiática, desta vez acompanhado de banana chuoi chien e de gelado de café vietnamita. Não sendo propriamente uma sobremesa doce, acaba por ser um bom final de refeição.



O Asiático está aberto todos os dias. Inicialmente abriu apenas ao jantar e sem reservas, atualmemte funciona das 12h30 às 17h00 e das 19h30 às 24h00 e aceita reservas tanto para almoço como para jantar. Clientes sem reserva são bem-vindos, mas não facilitem pois costuma estar sempre cheio. Podem fazer a vossa reserva para o 211 319 369, ou para este e-mail. O valor médio de refeição para um casal ronda os 60 a 70€ mas com bebidas incluídas; se for um grupo de quatro ou mais pessoas o valor individual reduz e pode-se provar mais. Depois do sucesso d' O Talho e d' A Cevicheria, O Asiático é mais uma paragem obrigatória na viagem que o Chef Kiko nos tem proporcionado por Lisboa, sobre a premissa de Comer o Mundo, qual será a próxima paragem?