Pages

Paralelo 45 - O vinho, o queijo e os enchidos

45 paralelos a norte da linha do equador, encontra-se para os especialistas, a latitude mais favorável de todo o planeta para a cultura da vinha. E foi com a paixão que nutrem pela vinha e pelo vinho que Camille Burg e Emmanuel Valery se mudaram de Paris para Lisboa e abriram, precisamente, o Paralelo 45, um Wine Lounge & Delicatessen onde não só podemos beber um copo de vinho, como comprar pequenas e deliciosas mercearias para levar connosco. Mas uma coisa de cada vez.



Situado no número 27 da Rua Castilho, no centro de Lisboa, a dois passos do Marquês de Pombal e da Avenida da Liberdade, o Paralelo 45 traz para a capital uma selecção criteriosa de vinhos e sabores oriundos de Portugal, França, Itália e Estados Unidos. Queijos, vinhos e charcutaria, para partilhar entre amigos, são sem dúvida o ex-libris do espaço, mas também servem saladas e petiscos que são ideais para uma refeição leve, seja ao almoço, ou ao jantar. 



Mas entrem, sentem-se numa das elegantes cadeiras e aguardem pelas cartas. Nas bebidas foquem-se nos vinhos cuja carta tem mais de 70 variedades, ora a copo, ora à garrafa, numa selecção bem elaborada e a preço justo que nos permite viajar pelas diversas regiões e castas deste néctar. Existem tintos, brancos, rosés, doces, fortificados e bolhinhas, palavra que Emmanuel achou engraçada para definir os espumantes e os champanhes, visto existirem ambos na carta. Na comida não há nada como as elegantes e "fartas" tábuas de queijos, enchidos ou mistas, apresentadas e servidas com bastante elegância e ideais para se petiscar entre amigos enquanto se vão provando os vinhos; mas também existem outros pratos, como o caso da mousse de fígado de pato com pão tostado e cebola vermelha, da mozzarella de Puglia com tomate e pepino, da tartine com queijo brie e das piadinas. Um pouco para todos os gostos.



Com cerca de 70 lugares sentados, o Paralelo 45 possui uma sala ligeiramente mais resguardada ideal para grupos ou eventos corporativos e de uma mercearia, onde podem ser adquiridas compotas, vinhos, azeite de diversas regiões e países, entre muitas outras delicatessen's  gulosas e deliciosas, onde o difícil vai ser mesmo escolher o que levar. Aberto de segunda a sexta-feira, das 12h às 15h e das 18h às 23h é sem dúvida um espaço a colocar nas nossas listas dos after-work, até porque um copo de vinho por dia, não sabe o bem que lhe fazia.