Pages

Prémios Mesa Marcada 2016

Mais um ano, mais uma edição dos Prémios Mesa Marcada. O site, da autoria de Miguel Pires e de Duarte Calvão, entregou ontem numa cerimónia repleta de chefs, foodies, gastrónomos e entusiastas da cozinha, os oitavos prémios do mesmo. O painel composto por 147 jurados, votou livremente nas categorias de: Mesa Diária, Destaque do Ano, Restaurante Novo do Ano, Chef Revelação do Ano, Top 10 Restaurantes de 2016 e Top 10 Chef's de 2016.



Entre amigos, de um modo simples e despretensioso, Miguel e Duarte começaram, e bem, por explicar a relevância destes prémios, dizendo que tudo começou como uma pequena brincadeira, mas que de ano para ano sentem a necessidade de aumentar o painel, dando hipótese a quem frequenta estes espaços, a quem tem paixão pela gastronomia, a quem vive dela, de votar naqueles que acham que foram os melhores do ano. A votação é simples, vai de um a dez pontos e no final os resultados são transparentes e visualizados por todos os presentes. Mas vamos lá ao que interessa, aos prémios e aos seus vencedores. Começamos pelo Prémio Mesa Diária, onde a Taberna da Rua das Flores de André Magalhães conquistou pelo terceiro ano consecutivo este destaque. Seguiu-se o Prémio Restaurante Novo do Ano, onde José Avillez levou o prémio para o seu Bairro. Começou então a contagem decrescente para o Top 10 Restaurantes de 2016 cuja ordem foi a seguinte: 10.º Pedro Lemos, 9.º Kanazawa, 8.º Vila Joya, 7.º The Yeatman, 6.º São Gabriel, 5.º LOCO, 4.º Alma, 3.º Ocean, 2.º Belcanto, sendo o vencedor o Restaurante Feitoria, com uma diferença de mais 49 pontos que o segundo classificado. 



Fez-se uma pequena pausa nos top's para entregar o Prémio Destaque do Ano, atribuído ao LOCO, por ter tido a proeza de conseguir a maior subida face a 2015 (precisamente 18 posições). Pedro Pena Bastos do Esporão levou consigo o Prémio Chef Revelação do Ano, dando assim provas que não é em vão que o seu nome tem sido constantemente falado no mundo da gastronomia. Para terminar em beleza, foi conhecido o Top 10 Chef's de 2016 cuja ordem foi a seguinte: 10.º Vitor Matos do Antiqvvm, 9.º Pedro Lemos do Pedro Lemos, 8.º Dieter Koschina do Vila Joya, 7.º Ricardo Costa do The Yeatman, 6.º Leonel Pereira do São Gabriel, 5.º Alexandre Silva do LOCO, 4.º Hans Neuner do Ocean, 3.º Henrique Sá Pessoa do Alma, 2.º José Avillez do Belcanto, sendo o primeiro lugar entregue a João Rodrigues do Feitoria, numa das votações mais renhidas até hoje.



Apesar de serem uns prémios simbólicos, é de relevar o empenho do Miguel Pires e do Duarte Calvão nos mesmos. Desde a escolha dos jurados, até aos convites feitos aos nomeados, tudo é devidamente pensado para que se esteja entre amigos. Muito mais que uma Estrela Michelin que dá o alcance internacional, estes prémios nacionais são importantes para que quem frequenta e consome na restauração, possa ter uma palavra ativa na sua decisão. A cerimónia teve lugar no Espaço Gin Lovers no Principe Real e teve, durante todo o seu decorrer, um catering servido pelo Chef Miguel Castro e Silva. Parabéns a todos.