Pages

Dia Nacional Gin Tónico 2017

O que em 2013 parecia uma brincadeira entre amigos, é agora um dos dias dias mais aguardados do ano. É já no dia 24 de junho que ocorre o Dia Nacional do Gin Tónico. Tal como um feriado móvel, este dia ocorre sempre ao primeiro sábado de cada verão e os responsáveis por esta celebração são os senhores por trás de Gin Lovers.


Declaram-se culpados e com muito gosto, não só por implementarem uma celebração que vai já na sua quinta edição, como de ano para ano são mais os espaços de norte a sul do pais que aderem à mesma. Num evento anual que une mixologistas, restaurantes, chefs, garrafeiras, comércio, hotelaria e todos os gin lovers do país, com uma simples missão: o prazer do gin. A celebração começa nos bares e acaba na casa de cada um. Em 2016, mais de 100 bares de norte a sul do país participaram neste evento. Desde 2014, são vários os restaurantes, e até chefs com estrelas Michelin, que se juntam à festa, criando cartas, pratos ou pairings com gin. Este ano mais surpresas vão acontecer: Mais uma vez, uma centena de bares em Portugal aderem à celebração desta bebida com receitas de gin tónicos, cocktails de gin e promoções especiais.


Se nos bares a atenção é exclusivamente para a bebida rainha, no restaurantes os chefs provam que é possível acompanhar qualquer tipo de prato e gastronomia com gin tónico ou cocktails de gin. A forma de o fazerem é aderindo a este dia com ementas de harmonização de gin ou pratos criados propositadamente para as suas receitas desta bebida espirituosa. O Restaurante Less by Miguel Castro Silva, no espaço Gin Lovers do Principe Real, será um dos palcos de um jantar gínico, aliando a mestria culinária de um dos maiores nomes da cozinha portuguesa, com o pairing perfeito das melhores bebidas de gin.


É certo que ainda falta uma semana mas comecem já a pensar no vosso itinerário de modo a que não vos escape nenhum espaço. Podem descarregar o guia do DNGT2017 na nova app da Gin Lovers, ou consultar o mesmo aqui. Se não forem de grandes saídas e preferirem festejar este dia em vossa casa, com os vossos amigos já sabem como fazer: 1 parte de gin, 4 partes de água tónica, um pouco de gelo e um brinde refrescante a todos.