Pages

E o Chefe Cozinheiro do Ano é....

Antes de mais e para não julgarem que isto do Chefe Cozinheiro do Ano é só mais uma modernice, queremos dizer que acontece anualmente e que esta foi a 28ª edição, sendo muito provavelmente o mais importante concurso de cozinha para profissionais em Portugal. 



Na grande final que decorreu nos  passados dias 5 e 6 de junho estiveram presentes os chefes Duarte Eira do Restaurante Salpoente em Aveiro, Leandro Araújo do Restaurante São Gabriel em Almancil, Luís Gaspar do Restaurante Sala de Corte em Lisboa,  Nicu Iastremschii do Restaurante Loco em Lisboa, Nuno Fernandes do Restaurante O Talho em Lisboa e Ricardo Raimundo da Escola de Hotelaria de Fátima. Todos eles tiveram que apresentar um menu completo com entrada, prato de peixe, prato de carne e sobremesa, que foi avaliado por um painel de jurados representado pelos chefes Nuno Mendes (Chiltern Firehouse, Londres), André Silva (Porta), André Magalhães (Taberna da Rua das Flores) João Rodrigues (Feitoria*), José Avillez (Belcanto**), Nuno Diniz (Tágide). Fazem ainda parte os chefes Helmut Ziebell e Orlando Esteves, mestres da profissão.



No final e como em toda a competição, só podia haver um vencedor e o contemplado foi o chefe Luís Gaspar do Restaurante Sala de Corte. Esta não é somente uma vitória, é a prova do excelente trabalho e de todo o conhecimento gastronómico que o Luís tem. Entre os finalistas estavam excelentes cozinheiros, dois deles a trabalhar em restaurantes premiados com estrela Michelin. Apesar de o seu restaurante ser um restaurante de carnes, Luís apresentou uma sopa da pedra como entrada, uma caldeirada de bacalhau seco da Noruega, uma vitela com mão de vaca e grão e para terminar em beleza, uma briza do Lis com amêndoa e limão; mostrando assim todos os seus "skills" na cozinha.



A Sala de Corte está aberta todos os dias ao almoço e ao jantar, de segunda a sexta com o horário das 12h às 15h e das 19h às 24h; aos fins-de-semana abrem continuamente das 12h às 24h. Não fazem reserva, por isso o ideal é ir cedo e pedir um lugar ao balcão para ver a magia acontecer. Se quiserem saber mais podem ver aqui e aqui