Pages

Silver Spoon - Os Guerilla Dining estão de volta

Se há coisas que já temos saudades, os Guerilla Dining da Silver Spoon são uma delas. Chegado o mês de junho, chega também a altura destes jantares regressarem à nossa Lisboa e desta vez para celebrar Portugal. O tema deste ano não podia estar mais adequado ao cenário que vivemos atualmente: Made in Portugal. Portugal está na moda, sabe-o o El País, o The Guardian, a CNN entre outros e por isso estes Guerilla Dining acontecem em plena época de Santos e são uma ode ao que de melhor se faz no design e artesanato português. 




É já esta semana, entre os dias 7 e 10 de junho, que algures por Lisboa, regressam os jantares da Silver Spoon. A marca dinamarquesa fundada por Tiffany J. Ng, está de volta à capital para conquistar mais uma vez os Lisboetas, depois de o ter feito pela primeira vez em 2013. Existem refeições que são muito mais do que a comida que nos servem. São experiências sensoriais e emocionais, surpresas inesperadas, um verdadeiro encontro com o desconhecido, mas tudo preparado com tempo e preceito por quem as organiza. Estes Guerilla Dining, como próprio nome indica, são jantares insólitos que tomam conta de lugares inesperados e secretos, onde a comida, o espaço e a decoração seguem um tema sempre diferente, sempre especial. 



Após inúmeras experiências Guerilla Dining com vários temas, conceitos e inspirações de todo o mundo, a Silver.Spoon queria focar-se em Portugal, o país que tem considerado uma segunda casa ao longo dos últimos anos. O design português tem crescido a passos largos e a sua evolução tem sido cada vez mais uma influência para outras culturas e países. A Silver.Spoon quer que os designers e artesãos sejam os protagonistas desta experiência, dando destaque aos produtos, às histórias e às pessoas que deram origem a este movimento. Na extensa lista de marcas e projectos que irão estar presentes, estão as seguintes: Olaria Norberto Batalha, Malga, Laboratório de Estórias, Cortiço & Netos, Samuel Reis, Martinho Pita, Ana Fatia, Vicara, Ghome e João Lima. Através de um trabalho de investigação, curadoria e processo criativo, a SIlver.Spoon quer representar a evolução da tradição cultural portuguesa, desde a mostra de matérias-primas até ao design presente nos dias de hoje, seja dentro do ramo de produto, gastronómico e até musical.Todas estas áreas respiram aqui uma evolução, representada pelos diferentes artistas seleccionados para estar presentes, com uma encenação trabalhada exclusivamente para este evento. Origens, tradição e evolução são as palavras de ordem de este conceito criativo.



No que toca à parte gastronómica esta edição também traz novidades. Rui Rebelo, da Oficina do Duque, e Shay Ola, da The Rebel Dining Society e Death by Burrito (Londres), vão preparar um menu de degustação de cinco pratos. Rui Rebelo tem 37 anos de vida e 20 no mundo da cozinha. "Low profile" é no entanto um Chef bastante criativo e que fez escola com Ferran Adriá, Joan Roca e Ramon Morató. Shay Ola é o fundador do protejo The Rebel Dining Society, um supper club que nasceu em Londres, em 2008 e após a sua pequena empresa de design ter ido à falência com a crise financeira desse ano. Entusiasta da cozinha viu nos supper clubs uma maneira de mudar o rumo à sua vida.



Os jantares acontecem de 7 a 10 de junho, todos eles no mesmo local, que apenas será revelado 24h antes do mesmo e só para quem se inscreveu. O valor unitário é de 105€ e inclui também o pairing de bebidas. As inscrições podem ser feitas aqui

Divirtam-se.