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45 anos de "coolness"

Parece que foi ontem, mas um dos modelos mais icónicos de ténis de todo o sempre já tem 45 anos. Falamos dos Nike Cortez. Criados no inicio dos anos 70, trouxeram até nós a vontade do co-fundador da Nike, Bill Bowerman, de criar o melhor equipamento possível para os corredores; a primeira vez que a Nike ofereceu tecnologia visível e um ícone cativante da cultura pop. 


Enganem-se aqueles que julgam que estes são uns sneakers femininos. Aliás a primeira versão totalmente feminina do modelo, os Señorita Cortez, chegaram ao mercado em 1974. A estética e a performance mantiveram-se iguais às do original e até ao final da década dos anos 70 gozaram do status do modelo mais vendido da Nike.



Nos anos 80 e 90 as ruas americanas foram invadidas por pés calçados com os Cortez, vincando o estatuto icónico dos mesmos. Tal como um status, ninguém era verdadeiramente cool sem ter uns Cortez nos pés, e toda a gente queria ser verdadeiramente cool. Os anos passaram e na atualidade a estética e o design dos mesmos encaixa-se tão bem no lifestyle do nosso dia-a-dia, como se encaixava há 45 anos atrás. A tecnologia melhorou, ganharam ainda mais conforto, mas mantiveram a magia e o design que nos cativaram e continuam a cativar.