Pages

Yes, we Tanqueray

Dia ou noite? Doce ou salgado? Entre amigos ou sozinho/a? Sabores preferidos?  Aromas preferidos? Cores preferidas? Uma palavra que te descreva? Ingredientes que não gostes ou aos quais sejas alérgico? Foram estas as oito questões que a Tanqueray Nº Ten nos colocou e às quais prontamente respondemos.



O objetivo era simples. De acordo com as nossas respostas, Tiago Rodrigues, Brand Ambassador das marcas da Diageo Reserve e da competição World Class, (que procura a cada ano o Melhor Bartender de todo o Mundo), iria elaborar um cocktail para nós com Tanqueray Nº Ten e, num workshop que decorreu no passado dia 26 de junho, no hotel Memmo Príncipe Real, ensinar-nos a fazer o mesmo, tal como um Grapefruit Fizz para ajudar a refrescar estes dias quentes de verão. 



Mas o que tem o Tanqueray Nº Ten de tão especial? Antes de mais a história e a tradição. Falamos de um gin que veio completar o portefólio da marca e que é mais cítrico que o tradicional "dry". Na destilação são colocadas as frutas inteiras ao invés das habituais cascas para aromatizar, o que lhe confere os sabores cítricos e leves onde se destaca a toranja. A presença de camomila também se faz sentir. Tanqueray Nº Ten é um gin com um sabor fresco e sofisticado e pertence à Diageo Reserve, o portefólio de luxo da distribuidora de bebidas Diageo.



À hora marcada e já com as receitas à nossa frente, Tiago desafiou-nos a ler as mesmas e a tentar-mos perceber se as nossas respostas se adequavam à sua proposta. A nossa foi um verdadeiro Jackpot, um "twist" ao clássico Negroni, onde o Campari foi substituído pelo Aperol. Pacientemente foi-nos explicado primeiro para que servia cada instrumento que tínhamos à disposição, depois a maneira correta de usar os mesmos, por ultimo metemos a mão na bebida e começámos a preparar o nosso cocktail:



3cl de Tanqueray Nº Ten
3cl de Aperol
3cl de Vermute rosso doce
1 casca de laranja fresca.

Num copo de mistura colocamos gelo para que o mesmo vá refrescando, seguidamente juntamos o Tanqueray Nº Ten e as restantes bebidas uma a uma. Mexemos energicamente com a colher até diluir a bebida. Não há propriamente um tempo ideal, por isso convém irmos provando para perceber se tem ou não "água" suficiente (ao mexermos o gelo derrete um pouco e dilui a bebida). Por ultimo com a ajuda de um coador, vertemos a mistura para um copo estilo fashioned previamente cheio de gelo. Para finalizar, apertamos a casca de laranja para cima do copo de modo a que liberte os seus óleos, enrolamos um pouco a mesma e colocamos dentro do copo como guarnição. Tão simples quanto isto.

Para terminar a tarde em beleza, aprendemos a fazer a bebida que nos vai refrescar o verão. A dose foi estilo industrial, mas as medidas caseiras para partilhar são as seguintes:



27 cl de Tanqueray Nº Ten
9 cl de Aperol
24 cl de sumo de toranja
96 cl de água tónica
1 toranja 

Misturar todos os ingredientes num jarro cheio de gelo. Cortar a toranja às rodelas ou em gomos, adicionar metade no jarro e misturar tudo (tentar fazer uma mistura suave para que a tónica não perca toda a sua efervescência). Servir em copos de vinho com gelo e decorar cada copo com meia rodela de toranja. Fresco e delicioso, certamente uma bebida que vai fazer um brilharete no convívio com os vossos amigos.