Pages

Vinhos a não perder

Chegámos ao verão e com ele veio uma série de novidades do mundo vínico. Partilhamos convosco o que temos andado a beber e que recomendamos sem pensar duas vezes.



Depois do sucesso alcançado em 2015 com o lançamento do primeiro Papa Figos Branco, Casa Ferreirinha apresenta, agora, a segunda colheita deste vinho, que recebeu o aplauso generalizado da crítica na sua primeira edição. Papa Figos Branco 2016 chega, assim, ao mercado bem a tempo de celebrar o verão, apresentando-se como um dos mais apetecíveis vinhos brancos da região do Douro, para um consumo diário mas, também, para acompanhar ocasiões especiais. Um branco surpreendente, que se define como elegante e, ao mesmo tempo, vibrante; clássico e, simultaneamente, moderno, traduzindo os valores essenciais da Casa Ferreirinha. De cor citrina com nuances douradas, este vinho evidencia um aroma intenso em que sobressaem notas florais e a frutos tropicais. Com um teor alcoólico de 12,5%, é muito gastronómico e ideal para acompanhar todo o tipo de pratos de peixe, marisco, carnes brancas, massas e saladas. Certamente o vinho que não vai dispensar este verão!



É da Quinta dos Carvalhais no Dão que nos chega o novo Grão Vasco e logo em duas cores. O Grão Vasco Branco é um vinho jovem e fresco, bastante expressivo que junta uma panóplia de castas devidamente distribuídas do seguinte modo 39% Encruzado, 37% Malvasia Fina, 16% Bical, 8% Gouveio. Para manter um bom perfil, a enologia aposta na utilização de leveduras selecionadas e recorre a temperaturas de fermentação mais baixas. Na adega, os cuidados a ter são muitos, mas sobretudo há que proteger o vinho da oxidação e, assim, garantir que o resultado final expresse o melhor do terroir do Dão. Com um teor de 12,5% deve ser servido fresco e é ideal para ser bebido simples como aperitivo ou a acompanhar pratos de peixe, marisco, saladas ou até carnes brancas leves. No caso do Grão Vasco Tinto, é privilegiada a intensidade da fruta vermelha, num conjunto que se revela concentrado e bem definido, mas simultaneamente elegante e suave na boca. A seleção cuidada de uvas das diversas castas (42% Touriga Nacional, 25% Tinta Roriz, 24% Alfrocheiro, 9% Jaen) e o controlo da extração suave, em cada fermentação alcoólica, permitem à enologia a obtenção deste perfil robusto. Com 13% de teor alcoólico, é um matulão do Dão que vai bem a acompanhar pratos de carne, caça, todo o tipo de aves e queijos. É um vinho muito gastronómico.



Um Arinto, um Avesso e um Rosé. É de Baião, da Quinta da Covela, que nos chegam estas novidades bem frescas e prontas para refrescar os dias mais quentes. O Covela Edição Nacional Arinto 2016, deve o seu nome  à casta usada: Arinto, 100% portuguesa. Vinho fresco e vivo onde se sente a força do sol da região Baixo Douro (a zona mais austral dos Vinhos Verdes DOC) onde o clima é mais ensolarado e parecido com o do vale do Douro. Com 12,6% de teor alcoólico, deve ser degustado com peixe grelhado e marisco.  Fresco e de carácter jovial, este vinho combina bem com "hors d’oeuvre" variados ou pode ser bebido sem acompanhamento, mas só em termos de comida. É sempre melhor desfrutá-lo na companhia de família ou bons amigos. O Covela Edição Nacional Avesso 2016 é o primeiro Vinho Verde DOC da Quinta de Covela. Casta 100% Avesso de cor citrica e brilhante. Aroma intenso com boa complexidade e bastante floral. Cremoso, refrescante e muito elegante. No alto dos seus 12,5% de teor e´uma boa companhia para o sushi e sashimi. 100% Touriga Nacional, o Rosé Covela 2016 tem uma cor muito atrativa e um aroma intenso e complexo, de onde sobressai a frescura dos frutos vermelhos. Seco na boca e com uma excelente textura final, torna-se um vinho bastante cremoso e refrescante. Com um teor alcoólico de 12,5%, deve ser bebido fresco, a acompanhar umas entradas frescas, ou somente dois dedos de conversa.



Voltámos à Casa Ferreirinha para vos apresentar o Planalto Reserva Branco 2016. Colheita recentemente chegada ao mercado, revela notas florais, alguma fruta branca e frutos tropicais, em perfeita harmonia com um caráter terroso e ligeiramente arbustivo. Cor citrina com ligeiras nuances douradas. Aroma de boa complexidade. Na boca tem bom volume, apresenta uma acidez viva e bem integrada, notas florais e de frutos brancos e um final extremamente elegante. De acidez viva e bem integrada, e com um teor alcoólico de 12,5%, Casa Ferreirinha Planalto Reserva Branco 2016 é o vinho ideal para acompanhar saladas, pratos leves, peixe e marisco, ou até para saborear como aperitivo.