Pages

Pena! Penas têm as Aves ...

Vamos lá falar de coisas sérias. Se a saudade é uma palavra só nossa, a pena infelizmente é um sentimento que também praticamente só nos toca a nós. "Ai coitado, só tem uma perna", "deve ser triste não se conseguir ver", "coitadinho é aleijado", são frases que ouvimos e dizemos, mesmo que não nos apercebamos que o estamos a fazer, mesmo que não o façamos com mau intuito, mas que "tocam" quando ouvidas ou percebidas pela pessoa em questão. Por vezes basta um simples olhar e nisso, nós portugueses também somos experientes na matéria...


Com o objetivo de lutar contra o preconceito e pela inclusão através do desporto, o Comité Paralímpico de Portugal (CPP) lançou um movimento de sensibilização #SemPena2016, uma iniciativa que pretende dar a conhecer o esforço e o espírito de superação dos atletas paralímpicos, bem como desmistificar o sentimento de “​pena”​ muitas vezes associado a estes atletas. Tomáramos nós com as nossas totais faculdades fazer um quarto do que muitos destes atletas fazem, aliás ( e desculpem-nos a opinião/comparação) tomara muitos atletas olímpicos, conseguirem atingir as metas daqueles de quem temos "pena". Segundo Humberto Santos, Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, “os atletas paralímpicos são autênticos exemplos de coragem e determinação, que não deixaram que as suas limitações destruíssem os seus sonhos e que, por isso, devem inspirar-nos a sermos cada vez melhores. Ao incentivarmos a partilha do hashtag #SemPena2016 pretendemos levar todos os portugueses a unirem-se pelo mesmo fim: colocar um ponto final no preconceito e apoiarem os atletas paralímpicos”.


O movimento será celebrado no Dia Paralímpico, que irá decorrer no próximo dia 14 de maio, no Terreiro do Paço, em Lisboa. Este será um grande evento de sensibilização para a prática desportiva por pessoas com deficiência e que permitirá ter contacto com mais de 20 modalidades paralímpicas e surdolímpicas. O CPP convida todos os portugueses a participarem neste evento e a descobrirem a resposta à questão “Consegue superar um atleta paralímpico?”. Muitas são as pessoas que já aderiram a esta campanha, entre as quais o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, António Costa, entre muitas outras. Só nos resta tirar a fotografia, usar a hashtag #SemPena2016 e partilhar a mesma nas redes sociais.