Pages

Uma carta insólita para o "The Insólito"

Insólito é algo que não se apresenta de maneira habitual, que é raro ou incomum, que se opõe à utilização das normas, que não se adequa às regras ou à tradição, mas também um restaurante com uma vista privilegiada sobre as colinas de Lisboa e que renovou recentemente a sua carta, que por acaso é “a mais insólita” desde a sua abertura.



Situado no terceiro andar do número 83 da Rua de São Pedro de Alcântara, mesmo em frente ao miradouro e ao lado do The Decadente, o The Insólito (assim é o seu nome) está estabelecido dentro do The Independente Hostel & Suites e é definido por duas das indulgências que mais prazeres trazem: comer e beber. Com um bar criativo e uma cozinha irreverente, é o espaço ideal para um copo ao fim de tarde ou para um jantar entre amigos ou com a cara metade. Mas o que diferencia mesmo o The Insólito de outro qualquer restaurante? Para começar a decoração inusitada. Bonecas de porcelana, quadros de pernas para o ar, mesas e cadeiras uma de cada nação, uma girafa e uma cabeça de veado estilo origami enchem logo a sala. Depois, claro está, as combinações e sabores irreverentes, a apresentação singular e a inovação de cozinha experimental na carta, principalmente nesta nova. “Usámos a nossa consultora gastronómica, a Joana Moura, para, em conjunto com o Chef Nuno Bandeira de Lima, trazer a todos os pratos da carta algum elemento mais insólito (a apresentação, as texturas, os sabores…)”, diz Henrique Costa Pereira, F&B Director do The Insólito. O Chef Nuno explica que o The Insólito procurou elevar a experiência dos cliente e, para isso, elevou-se a qualidade dos produtos e as técnicas dos pratos, promovendo uma cozinha mais inovadora, de ilusão e molecular, que acaba por se diferenciar da carta anterior. “Quisemos trazer mais inovação e criatividade para esta carta, como o gelo seco, as flores ou a nossa plantação de micro-ervas e, ainda, os gelados Santini. Criámos a nossa própria loiça e procurámos combinar as nossas entradas e sobremesas com cocktails, também eles singulares”, remata. 



Da nova carta destaca-se, o Carpato (carpaccio de pato fumado com tomilho, ravioli de laranja, compota de pêra & Porto), o Carrego (carré de borrego em tagine com mel, lima e tomilho), o Veado (lombinho de veado assado, risotto de ragú de cogumelos e molho de uva preta & Porto), o Sir Viche (ceviche do dia), o Java Lí (empada de javali & especiarias), o Liber’atu (atum dos Açores braseado com pó de azeitona, servido com batata doce, cogumelos shimeji e molho de soja doce), o Hat Trick (3 ostras: ao natural, fumada com algas e gelado Santini de ostra) e as sobremesas 1000 Folhas (mil folhas de creme de alfazema com mirtilos e pétalas de violeta) e  Miss Chocolate (Mousse de chocolate com amendoins de wasabi e salame de chocolate). Para o Chef Nuno “o meu prato de eleição é a empada de javali, por ter criado a caixa e tudo o que a envolve, desde as folhas secas ao nevoeiro que o gelo seco produz… e é claro que o sabor de caça do javali combina bem com a mistura de ingredientes que recheiam a empada” , destacando também o Veado, pela apresentação arriscada e o sabor distinto. Também a carta de bebidas foi trabalhada de forma a que vários pratos fossem harmonizados com cocktails e vinhos específicos.



O The Insólito apenas serve jantares, mas está aberto das 18h até ás 24h ou até à 01h dependendo dos dias da semana. O valor médio por pessoa ronda os 40€, não sendo propriamente um restaurante acessível vale a pena a experiência nem que seja para se conhecer. A reserva é recomendada pois o espaço é bastante concorrido, no fim ao cabo está localizado numa zona muito turística. Para que não vos falte nada, deixamos aqui o número para fazerem a vossa 21 130 33 06. Bom jantar.