Pages

"Nikka Perfect Serve" - Uma Competição de Excelência

É certo e sabido que somos uns entusiastas e apreciadores de bebidas destiladas, sejam puras ou em cocktails nada bate uma boa bebida na companhia de bons amigos e boas conversas, mas esta é a nossa visão do tema. Para os profissionais dos "copos" a visão é outra e, felizmente, cada vez mais existem competições associadas a marcas de excelência que promovem a liberdade criativa de cada um. Chega agora a Portugal mais um competição que vai dar que falar. O "Nikka Perfect Serve" vai por à prova a capacidade dos bartenders para criarem "aquele" cocktail que será o perfect serve da marca.


Mas esta não é somente uma competição, é mesmo uma espécie de liga dos campeões onde se realizam sessões de treino e Portugal também é um dos países onde se irão realizar essas sessões com o Embaixador Nikka na Europa, Stanislav Vadrna, nos dias 7 e 8 de Junho, que será também um dos jurados do Lisbon Bar Show que arranca já hoje. “Keep the Focus. Hold the Vision. Hold the Process” é o lema destas sessões onde Omakase (“Depende de ti”) será o conceito chave. Bem, mas afinal o que é o Nikka? É um whiskey Japonês criado por Masataka Taketsuro, filho de uma família de produção de Sake foi recrutado pela Settsu Shuzo Company para produzir o primeiro autêntico Whisky japonês. Com formação em química, o jovem decide partir para a Escócia com o objetivo de descobrir todos os segredos da produção deste destilado. Pouco antes da Segunda Guerra Mundial,em 1952, Masataka Taketsuru funda a Nikka Whisky e estableceu a produção dos seus whiskies em duas destilarias actualmente ainda em funcionamento: Yoichi e Miyagikyo.  


Se os whiskeys japoneses têm boa fama no mercado, o Nikka é sem dúvida um dos mais afamados e tudo o que o envolve é foco de atenção dos seus apreciadores. “Cada encontro é único e não se irá repetir, portanto é preciso dar sempre o nosso melhor”. É esta a filosofia japonesa "Ichi-go Ichi-e" por detrás da competição Nikka Perfect Serve. Esta competição coloca o foco no cliente e na sua experiência de bar, devendo estes estarem atentos e recetivos à presença, disposição mental e preferências do cliente de forma a apresentar o serviço de cocktail mais adequado. Os Júris do Nikka Perfect Serve irão representar clientes indecisos, estando atentos à capacidade de improvisação e respetiva capacidade de improvisação aquando da sugestão de diferentes cocktails e whiskey serves. Os bartenders a competir devem estar prontos para escolher e adaptar a melhor receita a cada pedido. Na edição deste ano, os candidatos terão de se restringir aos ingredientes mais comuns, presentes na maioria dos bares. A Final Nacional será em outubro de 2016 e o vencedor irá representar o seu país na Final Europeia em novembro. O grande vencedor desta competição terá a oportunidade de viajar até ao Japão e descobrir os bares de Tóquio e conhecer as destilarias Nikka. Podem participar todos os bartenders que se inscrevam aqui até ao dia 30 de setembro e já sabem se precisarem de alguém que prove as vossas criações antes de as levarem ao grande júri, nós somos voluntários.