Pages

Nespresso Gourmet Dinner Experience

Continuando a desafiar o conceito de "fine dinning" e de experiência gastronómica, foi com um enorme orgulho que voltámos a estar presentes naquele que foi o último jantar das Nespresso Gourmet Weeks de 2016. Desta vez o anfitrião foi o Chef estrela Michelin João Rodrigues do restaurante Feitoria do Altis Belém e o seu convidado foi o Chef duplamente estrelado Alessandro Negrini do restaurante Il Luogo di Aimo e Nadia em Milão.



A aventura da segunda edição das Nespresso Gourmet Weeks arrancaram no dia 29 de abril pelas mãos do Chef André Silva, que recebeu no Restaurante Largo do Paço – Casa da Calçada o Chef João Oliveira (Vista). No dia 1 de maio, o anfitrião foi o Chef Henrique Sá Pessoa (Restaurante Alma) e contou com o apoio do Chef Pedro Lemos (Restaurante Pedro Lemos), jantar ao qual também estivemos presentes. Seguiu-se no dia 2 de maio para o Algarve onde o Chef Heinz Beck (Restaurante Gusto) recebeu na sua cozinha o Chef Ricardo Costa (Restaurante The Yeatman), que no dia 3 de Maio foi anfitrião e convidou o Chef Joachim Koerper (Restaurante Eleven). O Chef Tiago Bonito (Restaurante O Lisboeta) convidou o Chef Arnaldo Azevedo (Restaurante Palco), no dia 5 de maio. De volta ao Algarve, o Chef Henrique Leis (Restaurante Henrique Leis) recebeu na sua cozinha o Chef Guy Doré. No dia 11 de maio o Chef Vitor Matos (Restaurante Antiqvvm) criou o menu com o Chef Rui Silvestre (Restaurante Bon Bon). E coube ao Chef João Rodrigues (Restaurante Feitoria) encerrar esta 2ª Edição Nespresso Gourmet Weeks com o Chef Alessandro Negrini (Restaurante Il Luogo di Aimo e Nadia, em Milão), no passado dia 19 de maio.



Marcado para as 20h00 poucos foram aqueles que ligeiramente se atrasaram, mas estava tudo sobre controlo pois até às 20h45 ninguém entrava na sala. A ideia dos dois Chefs foi proporcionar um serviço único, prato a prato, em que todos fossem servidos ao mesmo tempo sem esperas nem demoras e que funcionou na perfeição. Nos entretantos, foi servido um "welcome drink" no bar 38°41’, do Hotel Altis Belém, onde se pode degustar alguns cocktails feitos com Nespresso, que se mostraram um excelente aperitivo, devidamente acompanhados por uns "amuse bouche" da autoria do Chef João Rodrigues. Mas passemos para a sala. Devidamente sentados nas mesas, não tardou a que uma túlipa de cerveja artesanal sovina, fosse servida aos presentes. Seguiu-se as já famosas Pedras Vivas, uma das entradas icónicas do Feitoria que nos entreteve até que os Pimentos crocantes de Senise do Chef Alessandro Negrini nos fosse servido. O momento seguinte, da autoria de João Rodrigues, trouxe até nós o primeiro prato harmonizado com café. Sapateira, Flor de Limoeiro e Nage com Manteiga de Espresso Leggero suavemente deitada sobre o prato, cuja apresentação fazia relembrar a cápsula Nespresso.




Chegam as entradas. João Rodrigues apresentou um prato que para nós foi uma das estrelas da noite: Enguia fumada com rábano, beringela queimada, miso e cebolas. Nunca tínhamos comido enguia e ficámos surpresos com o seu ótimo sabor. Alessandro trouxe até nós uma sopa, mas quando um Chef de duas estrelas Michelin nos apresenta uma sopa, tem mesmo de ser "aquela" sopa. E sem dúvida que foi: Sopa "Etruria" de legume da época com Trigo Farro da Toscania, Ervas Aromáticas e Flores de Funcho Desidratadas (ainda hoje sentimos a sopa no palato). Os pratos principais, ambos da autoria de João Rodrigues, deram a esta experiência algo inesquecível. Primeiro foi servido um Pregado com carabineiro do Algarve envolto em Espargos Brancos, onde em plena sala e com ajuda de uma prensa, o Chef João espremeu todos os sucos das cabeças dos carabineiros, regando um a um os pratos nas mesas. O prato de carne: Presa de porco Alentejano com molho de Morcela e Coração de Alface grelhado com pasta de Pimentos curados em sal, teve todo ele uma encenação. Primeiro acendeu-se uns focos tipo incenso que deixaram um aroma a churrasco na sala, seguidamente o prato é colocado na mesa e explicado como sendo uma homenagem à matança do porco. A presa representa a carne, o coração de alface representa as miudezas do animal, o molho de morcela representa os enchidos que se fazem e o "splash" vermelho que se via no prato representa a matança em si. Um verdadeiro momento de gastronomia sensorial sem dúvida inesquecível.




Refeição não é refeição se não terminar com sobremesa e neste caso foram duas, ambas da autoria de Alessandro Negrini. Começou com uma Alcachofra com Caramelo salgado e espuma de Cerveja vermelha, onde a cada garfada se conseguia sentir o efeito "sweet and sour" pretendido. Seguiu-se um Tiramissu: Créme de Mascarpone e Iogurte com um Biscoito de Ristretto, Ricota aromatizada Bergamota e Alcaparras da Sicilia confitadas em Mel. Claro que toda a refeição é devidamente harmonizada por bons vinhos e digestivos portugueses, culminando sempre na degustação do nosso grand cru de eleição. Agora que a fasquia foi bastante elevada, resta-nos esperar por 2017 para sabermos o que a Nespresso irá fazer na próxima Nespresso Gourmet Weeks.