Pages

Nespresso Gourmet Dinner Experience

Esqueçam tudo o que sabem sobre café. Podia ser assim o inicio de um jantar da Nespresso Gourmet Week. Desmistificar o uso do café apenas como bebida para desfrutar o momento e passar a integrar o mesmo na alta cozinha é o mote para estas experiências, mas se a duas mãos a coisa ia funcionar bem, a quatro ainda funciona melhor.

Fotografia de CatarinaPires@Clementinethings
Foi no passado dia 1 de maio que a convite da Nespresso fomos até ao Alma de Henrique Sá Pessoa, participar no primeiro jantar destas Gourmet Weeks em Lisboa. Se a cozinha de Henrique já é suficientemente inspiradora para nos convencer a estar presentes, o facto de o seu convidado ser o estrelado Chef Pedro Lemos nem nos deixou hesitar. Usando o café como ingrediente principal desta epopeia gastronómica, todos os pratos foram confecionados, ou inspirados no mesmo. Pelo segundo ano consecutivo a Nespresso alia-se à alta cozinha de modo a poder fazer com que os seus apreciadores e também apreciadores de boa comida, tenham acesso a estas experiências únicas. Depois do sucesso que foi o ano passado onde ocorreram 4 jantares, este ano foi elevada a fasquia e serão 8 jantares. Como se não fosse suficiente, todos eles terão a participação de 2 chefs e serão confecionados a 4 mãos.



O Chef anfitrião recebe no seu restaurante o Chef convidado e o resultado promete elevar a experiência de degustação a um nível de excelência. O menu criado pelos dois Chefs incluirá aperitivo, entrada, dois pratos principais (carne e peixe) e sobremesa. No jantar do Alma de Henrique Sá Pessoa, tudo começou pelos snacks. Crocante de tapioca e chouriço, brandade de bacalhau e um macarron de café e foie gras. Seguiu-se o "amuse bouche" do Chef Henrique, uma homenagem às gambas à guilho e o "amuse bouche" do Chef Pedro Lemos que foram uns deliciosos mini legumes biológicos fumados, delicadamente regados por uma caldo de aves, acompanhado por um ovo de coderniz. Em modo ainda introdutivo, Henrique Sá Pessoa preparou um escalope de "foie gras" sobre uma cama de amêndoas torradas, granola e espuma de ristretto. O repasto seguiu para o prato de peixe interpretado por Pedro Lemos, que nos apresentou uma caldeirada com peixes e mariscos, moluscos e bivalves. A nobreza dos peixes e mariscos envolvidos neste prato fez com que para nós fosse o melhor momento da noite. Coube a Henrique a confeção do prato de carne. Um delicioso lombo de borrego com gnocchi de açorda, puré de ervilha e jus de hortelã que estava simplesmente divinal.



Refeição não é refeição se não terminar com sobremesa e neste caso foram duas. Henrique apresentou uma sobremesa de café, limão e cacau, simples, fresco e vibrante. Já Pedro Lemos levou-nos a viajar entre os sabores do ristretto, chocolate, caramelo e rum em diferentes texturas. Claro que toda a refeição é devidamente harmonizada por bons vinhos e digestivos portugueses, culminando sempre na degustação do nosso grand cru de eleição. Se gostavam de poder participar numa experiência destas, fiquem atentos ao calendário das mesmas. Nespresso Gourmet Weeks, What Else...