A sidra das sidras juntou-se ao artista dos artistas para celebrarem a arte, tanto a urbana, como a de apreciar uma boa sidra. O LxFactory foi o local escolhido para desenvolver a parceria. A incubadora de alguns dos projetos mais irreverentes e estimulantes da capital lisboeta, nos últimos anos, sede de outros projetos artísticos e de mentes incitadoras, alberga agora a instalação desenvolvida pelo street artist português, Bordalo II, a convite de Strongbow, a nº1. mundial do mercado das sidras.
Para esta instalação em específico, Bordalo II, street artist português desde 2012, tem vindo a desenvolver uma série de trabalhos, denominados “Big Trash Animals”, que procuram chamar a atenção para um problema bem real da sociedade – a produção desenfreada de lixo, o desperdício, a poluição e os seus efeitos no nosso planeta, usou condutas plásticas de obras, cortinas de duche, tubagens de gás, para-choques, redes metálicas e plásticos variados, de forma a delinear uma abelha sobre uma macieira, símbolos que representam a marca Strongbow mas que, ao mesmo tempo, tocam num ponto crucial para o artista, criar instalações com imagens da natureza, neste caso de animais, com aquilo que os destrói. “O conceito à volta desta peça pretende alertar para a extinção das abelhas, o que é particularmente alarmante, dado que a polinização é crucial para o planeta e para o equilíbrio dos ecossistemas”, refere Bordalo II.
Para esta instalação em específico, Bordalo II, street artist português desde 2012, tem vindo a desenvolver uma série de trabalhos, denominados “Big Trash Animals”, que procuram chamar a atenção para um problema bem real da sociedade – a produção desenfreada de lixo, o desperdício, a poluição e os seus efeitos no nosso planeta, usou condutas plásticas de obras, cortinas de duche, tubagens de gás, para-choques, redes metálicas e plásticos variados, de forma a delinear uma abelha sobre uma macieira, símbolos que representam a marca Strongbow mas que, ao mesmo tempo, tocam num ponto crucial para o artista, criar instalações com imagens da natureza, neste caso de animais, com aquilo que os destrói. “O conceito à volta desta peça pretende alertar para a extinção das abelhas, o que é particularmente alarmante, dado que a polinização é crucial para o planeta e para o equilíbrio dos ecossistemas”, refere Bordalo II.
“A escolha deste jovem artista, além do seu óbvio talento, teve a ver com os valores que a marca defende e com o tipo de arte que desenvolve: tridimensional, carregada de vida, cor e movimento, capaz de impactar e mexer com a natureza de quem com ela contacta, logo, ideal para transmitir a causa que Strongbow abraça. É preciso que a natureza volte a estar presente nas nossas cidades!”, refere Luísa Motta, responsável de Marketing de marcas internacionais da SCC. Ao artista foram partilhados os valores de Strongbow, marca que arranca este ano com a campanha “Mexe com a tua natureza”. Centrada na necessidade de transformar as zonas urbanas e os cidadãos dando-lhes um pouco mais de verde e de natureza, a campanha irá alcançar a transformação, tocar espaços e pessoas, através da arte.