Pages

Gin para fazer em casa

Primeiro sábado de verão e consequentemente Dia Nacional do Gin Tónico. Como que por brincadeira há 4 anos atrás a malta da Gin Lovers Portugal implementou que o primeiro sábado de verão seria o dia dedicado à bebida que é muito mais que uma moda, é uma tendência. É ao Gin Tónico que temos de agradecer o aparecimento em força da mixologia e cocktelaria em Portugal. Foi com o Gin Tónico que o consumidor percebeu que para beber algo bom e bem feito tem de se esperar e acima de tudo tem de se pagar o preço justo. 


Hoje por todo o país, muitos são os sítios onde se vai poder degustar o Gin em modo celebrativo e com preços promocionais (podem ler mais aqui). Bares, restaurantes, hóteis vão ter sugestões, food parings e até mesmo refeições acompanhadas do inicio ao fim por Gins Tónicos ou Cocktails de Gin. Mas como nem todos têm a hipótese de ir celebrar este dia nos referidos espaços, deixamos aqui algumas dicas para que o façam em vossa casa e entre amigos.


Comecemos pelo Hendrick's Gin. A inusitada e  peculiar marca, que no passado dia 14 celebrou o dia mundial do pepino desafiando felinos a terem encontros amigáveis com este fruto. Sendo um Gin que tem por base o pepino, em versão tónico, não há nada mais simples que usar as proporções corretas de 5ml de Gin para 20ml de tónica e adornar com duas ou três rodelas finas de pepino. Suave e refrescante é a sensação que vamos ter depois de consumir esta bebida. Mas os estudiosos da marca vão mais longe e sugerem para este dia (e todos os outros que nos apeteça, tendo sempre em conta o bem estar dos gatinhos em redor) um cocktail de nome "Unusual Cucumber Cooler" que e´muito simples de preparar: 
- 60ml Hendrick's Gin
- 25ml de sumo de pepino
- 60ml sumo maça verde
- 25ml sumo de lima
- 5ml xarope de açucar
Juntam-se os ingredientes todos num shaker com gelo e agita-se com intensidade, depois coa-se a bebida para um copo com gelo e coloca-se duas rodelas finas de pepino e 3 ou 4 folhas de hortelão fresca. Difícil vai ser mesmo beber só um.


Da irreverência para a elegância, a distância é a de um parágrafo. Cosmopolita e contemporâneo, o Friday Chic Gin tem um perfil assumidamente eclético. Distingue-se dos demais pela sua notória suavidade, do nariz à boca, num claro "piscar de olhos" aos consumidores menos ortodoxos. Com um perfil gustativo alargado, adapta-se a uma grande variedade de cocktails, cumprindo igualmente o desafio de se beber puro ou com água lisa. É um excelente parceiro à mesa, a acompanhar refeições. Um gin que veio para dar asas à criatividade de quem o prepara. Português de gema, este néctar é produzido na Anadia em ambiente vitivinícola e com recurso às excelentes águas que brotam nas Termas da Curia. Vai bem simplesmente aromatizado com uma lâmina de gengibre fresco e bagas de pimenta rosa, para lhe conferir um toque "spicy". Em cocktail sugerimos uma adaptação nossa à qual chamámos de "Orange Friday Fizz":
- 50ml Friday Chic Gin
- 50ml de sumo de laranja
- 20ml xarope de açucar
Num shaker com gelo colocam-se os ingredientes pala ordem da listagem. Agita-se com intensidade. Coa-se a bebida para um copo alto e com gelo. Completa-se o copo com uma boa água gaseificada e adorna-se com um zest de laranja ou com raspas da mesma. Atenção apesar de parecer sumo o consumo em demasia pode causar adição.


E agora algo completamente diferente. Poderíamos estar para aqui com conversas melódicas e usar frases tão cliché como "da Ásia com amor" e coisas afins, ams vamos diretos ao assunto. Jinzu é um gin de gama premium, distintamente trabalhado, e que desafia a norma. Criado por uma jovem bartender de nome Dee Davies, Jinzu é um delicado mas complexo líquido que combina as raízes britânicas de Dee com a sua paixão pelo Japão e pela inigualável selecção botânica deste país, desde a delicada flor de cerejeira, à intensidade cítrica do yuzuMisturado com saqué para um resultado suave, Jinzu proporciona um aromático e inesperado twist comparado com os clássicos cocktails, apresentando uma nova experiência para aqueles que procuram explorar o mundo premium do gin de verdadeira qualidade. Enquanto viagem de sabores do Ocidente até ao Oriente, Jinzu é a união perfeita entre o gin britânico com o sabor do Japão. Na sua versão tónica, o ideal é "keep it simple", ao invés dos habituais 50ml o Jinzu serve-se com apenas 40ml, para 200ml de tónica, para adornar usamos uma fatia fina de maçã verde. Já em cocktail a coisa fica mais complexa mas de fácil execução:
- 50ml de Jinzu
- 20ml de xarope de mel
- 20ml de xarope de framboesa
- 20ml de sumo limão
- 40ml de sumo de toranja
- 50ml de cidra
Num shaker com gelo colocam-se todos os ingredientes excepto a cidra. Agita-se tudo muito bem. Coa-se para um copo largo e completa-se com a cidra. Envolve-se a bebida com a ajuda de uma colher de bar. Para o enfeite usamos uma espetada de framboesas. Atenção, três cocktails destes por dia equivalem a duas horas de meditação. Enjoy