Pages

Dia Nacional Gin Tónico 2016

Faz quatro anos que o verão começou a ter mais sentido. Já não é só calor e corpos desnudos pelas praias (e não só), de há quatro anos para cá todos esperam pelo primeiro sábado de verão. Faz quatro anos que a Gin Lovers festejou pela primeira vez o Dia Nacional do Gin Tónico e de há quatro anos para cá tudo espera por esse dia. Quer dizer, não é propriamente um dia, é uma espécie de feriado móvel que se celebra sempre no primeiro sábado de verão.


De norte a sul do país muitos vão ser os espaços e as pessoas envolvidas nesta celebração. 100 bares, 25 chefs, 1 jantar e muita festa é o que todos podemos esperar. Num evento anual que une mixologistas, restaurantes, chefs, garrafeiras, comércio, hotelaria e todos os gin lovers do país, com uma simples missão: o prazer do gin. A celebração começa nos bares e acaba na casa de cada um. Em 2015, mais de 100 bares de norte a sul do país participaram neste evento. Desde 2014, são vários os restaurantes, e até chefs com estrelas Michelin, que se juntam à festa, criando cartas, pratos ou pairings com gin. Este ano mais surpresas vão acontecer: Mais uma vez, uma centena de bares em Portugal aderem à celebração desta bebida com receitas de gin tónicos, cocktails de gin e promoções especiais. Entre os participantes estão barmen conceituados de vários locais de referência:  Gin Signature Porto (Ruben Mata), Pharmacia Lisboa (Daniel Carvalho), Lisbonita Lisboa (Magda Viegas), Columbus Cocktail & Wine Bar Faro (Miguel Gião) , Farol Hotel (Sandro Pimenta), Bar Duck & Tales Aveiro (Flávio Próspero), The Gin House Porto (Miguel Camões), The Gin Room Vila do Conde (Miguel Camões), Bar 10A Lisboa (André Peixe), Evolutee Hotel Kobe Bar Óbidos (Daniel Roberto), Tabik Lisboa (Nuno Figueiredo), Tapas & Tiles Terrace Lisbon Marriott Hotel (Honório Oliveira), Café Bar BA no Bairro Alto Hotel (Jorge Cosme), Dick’s Bar no Yeatman Porto (Pedro Arantes),  Red Frog Speakeasy Lisboa (Paulo Gomes), Cinco e Meio (Dave Palethorpe) e Schweppes, no Time Out Mercado da Ribeira.


Se nos bares a atenção é exclusivamente para a bebida rainha, no restaurantes os chefs provam que é possível acompanhar qualquer tipo de prato e gastronomia com gin tónico ou cocktails de gin. A forma de o fazerem é aderindo a este dia com ementas de harmonização de gin ou pratos criados propositadamente para as suas receitas desta bebida espirituosa. Entre as dezenas de convidados estão: Leonel Pereira, com uma estrela Michelin no São Gabriel; Chefe Cordeiro, com os seus três restaurantes, Porto Sentido, Chefe Cordeiro e Blini Vila Nova de Gaia; Pedro Mendes, do Maria Pia Cascais, Hugo Nascimento, com a Tasca da Esquina, Peixaria da Esquina e Balcão da Esquina; Bruno Rocha do Flores do Bairro, Nuno Bergonse, do Duplex e Pascal Meynard, Ritz Four Seasons. O Mercado da Ribeira, além dos bares, participa ainda com os chefs Alexandre Silva, Marlene Vieira e Miguel Castro e Silva que também adere com o seu outro restaurante, o De Castro Flores. Além destes, a lista conta ainda com: Noélia Jerónimo - o famoso restaurante de Cabanas de Tavira -, Taberna Moderna, Rice Me, Sea Me e Prego na Peixaria, Sushihana, no Porto, Can the Can, Bistro 100 Maneiras, Café do Rio - Hamburgueria Gourmet, Populi e Mercantina.


Mas tenham calma que as coisas não ficam por aqui. Sábado pelas 20h, o chef Pascal Meynard do Hotel Ritz Four Seasons criou um menu especial com gin a acompanhar. O menu inclui: Lavagante nacional, gaspacho clarificado, azeite de zimbro e Plymounty Dry Martini; Polvo d´Algarve fumado, salada marinados, pickles caseiros, crocante de broa e Beefeater Negroni; Peixe galo, salicórnia e espargos, calamondin ao sal, consommé de cogumelos e gengibre e Beefeater 24 tonic com toranja; e por último Ananás assado, creme de frutos exóticos, chocolate ivory e sorvete de caramelo e coco e Gin coulis de morango. Já é possivel efetuar a reserva. O Less (restaurante do espaço Gin Lovers) e cuja cozinha está a cargo de Miguel Castro Silva, não poderia deixar de participar no DNGT. Para evitar indecisões a ementa harmonizada com gin tónicos estará disponível desde hoje até dia 26 de junho.


A cereja no topo do bolo é mesmo um gin em nome e confeção própria. Sim, finalmente a Gin Lovers criou o seu próprio gin. O ano passado já teve um, mas só deu o nome. Este gin é diferente pois é uma receita pensada e aprovada pela marca, com uma edição limitada de 500 unidades e feita especialmente e apenas para o DNGT. Foi produzido em Portugal para a Gin Lovers e trabalhado em parceria com um mestre destilador nacional. No total, o gin é destilado a partir de 43 botânicos, mas os elementos chave são o zimbro, a cidreira e o pinheiro-novo. É um gin fresco, com zimbro marcado, a fazer lembrar o resinoso de um pinhal. Estará à venda, em exclusivo, na Gin Lovers Príncipe Real e na loja online.