Pages

Cozinha vegetariana de autor

Como em tudo na vida a evolução é uma constante. E se há sítios onde a evolução nunca sai do menu é na gastronomia. Com o tempo as pessoas vão-se apercebendo que uma alimentação saudável e equilibrada é a melhor prenda que podemos oferecer a nós próprios e são cada vez mais os espaços e restaurantes que surgem com o intuito de nos proporcionar momentos gastronómicos saudáveis. O Restaurante Viva Lisboa vai mais longe e quer tornar-se a pouco e pouco no primeiro restaurante vegetariano de autor.



Depois do excelente trabalho que o Chef Pedro Santos Almeida fez com o Restaurante do Hotel Neya na Estefânia, chega a vez do Chef João Pronto tomar rédeas da cozinha e dar um "twist" na ementa. Não porque a anterior deixasse a desejar, mas porque acima de tudo, Chef novo, menu novo. João já anda há uns anos nesta vida e o Chef Miguel Laffan (consultor da carta e do restaurante) viu nela a pessoa indicada para introduzir os novos pratos vegetarianos. "Já tínhamos o menu vegetariano ao almoço e era dos dias mais concorridos" diz Miguel, "a ideia para já é termos dois dias (terças e quintas) com ofertas vegetarianas e introduzi-las aos poucos na ementa. Claro que quem não é vegetariano tem sempre a opção de acrescentar uma proteína ao prato" continua Miguel. A ideia é que todos possam degustar pratos saudáveis e que nestes dois dias, o Viva Lisboa se assuma como o primeiro restaurante wellness vegetariano de Lisboa, onde a criatividade e o sabor são evidentes em cada prato.



Aromas, sabores e texturas diversas é o que se apresenta neste menu que promete dar que falar. O Gaspacho de frutos vermelhos, um prato fresco e ideal para a altura do ano abre as hostilidades que continuam com um prato de Cenoura assada, Alho francês e pepino grelhado com creme de Ervilha (como opção, por exemplo, pode-se acrescentar um carré de borrego neste prato). Outro prato forte é o Funcho confitado, creme de Milho e sementes de Abóbora e Girassol, uma autêntica explosão de sabores únicos e genuínos que nos deixam com água na boca. E como não há refeição sem sobremesa, mas a saúde está em primeiro lugar, o Salame de Alfarroba, creme de café e gelado de Baunilha fecham a refeição com chave de ouro. Sem dúvida um menu a experimentar sem qualquer tipo de hesitações.