Pages

E o melhor Bartender Português de 2016 é...

Bem tenham calma, já vos dizemos isso tudo. Na última quarta feira tivemos a oportunidade de estar presente na final do Diageo Reserve World Class. Esta competição de bartenders pretende transformar a experiência de bebidas de requinte e a cultura do cocktail por todo o mundo. O maior e mais credível investimento nesta área promete descobrir a nova geração de talentos de bartending que definem tendências de mixologia nos melhores bares, culminando tudo numa final de nível mundial em que cada pais se fará representar pelo seu melhor bartender e que este ano de 2016 acontece em Miami.


O espaço Montes Claros, no Monsanto, foi o sitio escolhido para a grande final onde estiveram presentes para competição André Martins, do BAR, no Porto, Daniel Carvalho, do Class Bar, em Famalicão, João Rodrigues, do Colombus Cocktail & Wine Bar, em Faro, Marco Monteiro, do Bon Vivant, em Lagos, Sandro Pimenta, do Farol Design Hotel, em Cascais, e Ricardo Mendes, do Pap' açorda (antes no Vestigius), em Lisboa. Durante três desafios distintos os bartenders foram avaliados pelos 4 jurados (Dennis Zoppi, Bartender Internacional e Finalista Italiano da competição World Class 2012, Max la Rocca, embaixador World Class da Europa Ocidental, Stephanie Jordan, Embaixadora Global do gin Tanqueray, e José Maria Robertson, Vencedor Português da edição World Class 2015), no que diz respeito à velocidade, criatividade, comunicação, interação, simpatia e muitos outros critérios técnicos que só quem é do meio é que se apercebe. Após uma longa e morosa decisão e como só podia haver um vencedor, os jurados atribuíram o prémio de melhor bartender nacional e a oportunidade de vestira a camisola "tuga" em Miami a João Rodrigues.


O bartender do Colombus Cocktail & Wine Bar em Faro, foi o grande vencedor da segunda edição portuguesa da internacional competição de mixologia e irá representar o nosso país em Miami, na Grande Final Internacional da competição World Class, onde competirá com mais de 50 profissionais de todo o Mundo pelo título de Melhor Bartender do Mundo. João de 30 anos começou a sua carreira há sete anos, no bar onde ainda hoje trabalha. O então estudante de Gestão Hoteleira que nunca sonhou trabalhar atrás de um bar ou criar cocktails, começou a trabalhar no Colombus como forma de ajudar a pagar as propinas do curso. O seu empenho e vocação foram agora distinguidos com um dos prémios mais desejados a nível do bartending mundial.


Durante a cerimónia final do World Class Portugal 2016 foram ainda atribuídos os Coaster Awards ao BAR, no Porto, Bon Vivant, em Lagos, e, pelo segundo ano, ao Columbus Cocktail & Wine Bar, em Faro. Este prémio visa distinguir locais que primam por um óptimo serviço, que utilizam marcas de alta qualidade e promovem um consumo responsável. Também importante é o apoio dado aos seus bartenders ao longo de toda a competição, nomeadamente durante a fase da promoção de cocktails junto dos seus clientes, em eventos e nas redes sociais.