Pages

Casas do Lupo - A tranquilidade da Beira Alta

Com a chegada do tempo quente, chegam o inicio das férias de verão. Seja lá fora ou cá dentro, muitos são os portugueses que ainda conseguem viajar e conhecer sítios novos e sejamos sinceros, se formos bem organizados, não é de todo impossível poder usufruir de uns dias de paz e sossego longe do nosso quotidiano.


Inauguradas em 2014 as Casas do Lupo, são um projeto turístico que nasceu da vontade dos proprietários de preservar algum do património da aldeia da Lapa do Lobo, pertencente ao concelho de Nelas, devolvendo-lhe a beleza das suas centenárias casas de granito e dinamizando ao mesmo tempo a vivência quotidiana da sua população. Resultantes da recuperação de casas típicas de granito batizadas com os nomes dos antigos proprietários - casas da Laurita, da Nascimenta, do Cintinha e da Ester. A recuperação privilegiou a manutenção da traça original conjugada com alguns apontamentos de contemporaneidade que as dotou do conforto indispensável ao bem-estar dos hóspedes, mantendo a sua atmosfera intimista e familiar. O núcleo principal de entrada é constituído por duas casas de aldeia tradicionais (casas da Laurita e da Nascimenta), com “lojas” no rés-do-chão e piso superior destinado à habitação, ligadas através de um varandim de madeira tipicamente beirão. Por detrás, a antiga casa do Cintinha, situada no jardim, mais recatada, tem por base uma casa de granito prolongada através de uma intervenção arquitetónica contemporânea. Inclui um quarto de ambiente tradicional e dois de atmosfera “retro”. 


Cada um dos oito quartos tem personalidade própria, a começar pelo nome, sugerido pelos motivos, temas e cores que inspiraram a sua decoração e pelas suas características arquitetónicas - o quarto Verde, das Camélias ou dos Galos. Em frente à entrada principal, do outro lado do Terreiro do Antunes, a casa da Ester deu origem a um apartamento T2, com sala, cozinha, varanda e sótão, que permite uma estadia com uma autonomia diferente. O foco das casas ultrapassa no entanto o mero serviço de alojamento oferecendo aos seus hóspedes a possibilidade de viverem experiências muito especiais por toda a Beira Alta. E então já sabem onde vai ser a próxima escapadinha?