Pages

Lisbon Cocktail Week

Estima-se que em Lisboa, numa só semana em 2016 se tenham bebido perto de 15 mil cocktails, distribuídos por aproximadamente 10 mil consumidores, que se espalharam por mais de 50 espaços da nossa cidade. Não, não foi um consume desenfreado, foi apenas a celebração do cocktail na primeira edição do Lisbon Cocktail Week e que agora está de regresso para a sua segunda edição.



Preparem o corpo, a Lisbon Cocktail Week está a chegar! É já dia 21 de abril que arranca a segunda edição da Lisbon Cocktail Week. São 64 bares, restaurantes e lojas que até ao dia 29 do mesmo mês, nos apresentam uma carta especial com 3 ou 4 cocktails, com ou sem álcool, criados a preceito para o evento, sem esquecer os clássicos da cocktelaria, que este ano também terão um destaque especial e os mocktails (cocktails sem álcool), juntamente com uma programação de festas que só os fígados mais resistentes conseguiram aguentar...vá confessamos que estamos a exagerar um pouco, mas também admitimos que se os quisermos provar a todos vai ser muito complicado.



Mas vamos com calma e por partes, como é que funciona mesmo esta cocktail week e o que têm vocês a ganhar com isto? Muito simples, existe um roteiro dos 64 espaços onde se pode desfrutar destas criações, roteiro esse que estará disponível nos bares, restaurantes e espaços aderentes e que é gratuito. Depois existe o "Momento Cocktail", onde das 18h00 às 23h00, nos espaços participantes, existirá uma promoção 2 por 1, que nos permite comprar um cocktail dos disponíveis para o efeito e ter direito a outro de igual ou menor valor. 




E onde é que entram os clássicos no meio disto tudo? Pois bem, tal como a gastronomia de autor tem as suas bases na gastronomia de sempre, no mundo da cocktelaria o processo é o mesmo. Don Draper bebia Old Fashioned na série Mad Men. Já James Bond, apesar de famoso pelo seu Vodka Dry Martini “shaken and not stirred”, bebeu vários cocktails clássicos ao longo da sua presença cinematográfica, como o Vesper Martini, o Americano ou o Negroni. Carrie Bradshaw, no entanto, manteve-se sempre fiel ao seu Cosmopolitan. A pensar nisto a Lisbon Cocktail Week, deu um passo em frente, regressando ao passado. Como explica Mário Batista, um dos fundadores deste evento “a primeira edição destacava a criatividade e os cocktails de autor e por isso este ano quisemos que a LCW ganhasse uma componente mais didática”. 



Mas ainda há mais. Uma Rota Shop & Mix, paralela à dos bares e restaurantes, que lista onde comprar todo o material para fazer cocktails em casa e onde constam espaços como as lojas Delidelux, as lojas da Garrafeira Nacional, entre outras. No dia 27 de abril acontecerá um dos pontos altos para os profissionais da área, uma Masterclass, que será leccionada pelo aclamado Ryan Chetiyawardana, mais conhecido por Mr Lyan, que na sua coleção, tem muitos prémios no bolso, atribuídos pelos Óscares dos cocktails, os Spirited Awards. Por fim, cada local terá um cartaz de programação próprio durante a LCW com concertos, jantares com pairing de cocktails e workshops. 



Mas perguntam e bem, quais os espaços onde podem degustar estas criações? Pois bem, a lista é imensa mas cá vai ela: 4 Caravelas, 38º41’, A Paródia, Alfaiataria, Arena Lounge, Baliza Café Bar, Bar 1908, Bar BA, Bastardo, Bistro 100 Maneiras, Café Colonial, Cais da Pedra, Can the Can Lisboa, Casa de Pasto, Cinco Lounge, Cobre, CR7 Corner, Double9, El Clandestino, Espaço Espelho d’Água, Espumantaria do Cais, Espumantaria do Petisco, Foxtrot, Gin Lovers Príncipe Real, Gioia Food Lab, Hard Rock Cafe Lisboa, Honorato Chiado, Intra-Muros Bar, La Ronera,  Largo, Le Chat, Lotus Bar & Bistrô, Matiz Pombalina, O Bom, o Mau e o Vilão, Pap’Açorda, Park, Peixola, Pensão Amor, Pharmacia, Pistola y Corazon, Pitcher Cocktails, Procópio, Red Frog, RIB - Beef & Wine, Rio Maravilha, Ritz Bar, Rooftop Ático, Rooftop Bar Hotel Mundial, Sacramento, Sítio Valverde, Taberna Moderna, Tapas & Tiles, Tempus Lounge, The Decadente, The George Pub, The Insólito, Topo, Uptown Bar, Vestigius, Volver de Carne Y Alma, Weekend Bar eTime Out Market (Time Out Bar e Cinco e Meio).

Aproveitem, mas não se esqueçam, bebam com moderação.