Pages

Surf & Turf - Entre a Terra e o Mar.

Os portugueses sempre andaram entre o mar e a terra. Conquistadores por natureza era da nossa terra que partiam para alto mar na descoberta de novas paragens. Kiko Martins, como bom português e depois de nos ter conquistado a  todos com o O Talho, A Cevicheria e, mais recentemente, O Asiático, descobriu a sua nova paragem no Mercado da Ribeira e abriu O Surf & Turf, um espaço onde não replica nenhum dos outros, mas onde apresenta o "best of" da sua cozinha dentro do tema.


São oito pratos e duas sobremesas que compõem uma carta simples e de fácil agrado, onde o denominador comum é a presença de ingredientes do mar e ingredientes da terra (sim, nas sobremesas também). 
Começamos pelos Croquetes de Cozido à Portuguesa, bastante conhecidos n'O Talho, mas que aqui acompanham com uma leve Maionese de Anchovas; passemos para as Ostras d' O Asiático, idênticas ao restaurante homónimo; continuamos com a Mini Sandes de Barriga de Porco & Camarão que faz as delicias da "janela" (e não só) d' A Cevicheria e pensamos como é que algo tão pequeno tem tanto sabor, é realmente daqueles pratos que passávamos o dia a comer; e terminamos no Taco de Tártaro d' O Talho (também ele servido n' A Cevicheria) com Alga Nori. E isto é só a parte dos "snacks"!



Nos pratos mais consistentes, a escolha vai do Ceviche d'A Cevicheria com Pipocas de Porco, um clássico que aqui se vê acompanhado de um crocante torresmo; passando pelo Polvo Assado com Tapioca Negra e Pato Fumado, que é sem sombra de dúvidas um caso sério de sabor. Não falta também o, já famoso, Risotto de Quinoa (ou Quinotto) do Mar & Croquete de Cachaço; terminando a escolha dos salgados com um Escabeche de Bacalhau com Chouriço, onde a portugalidade se serve à mesa num prato para quem gosta de sabores diferentes e de combinações improváveis.



Nos doces, Fruta e Algas é uma opção diferente do habitual, onde algas marinadas estão lado a lado com as frutas envoltas numa espuma de goiaba e num creme de yuzu. Já o Chocolate Surf & Turf, é o equilíbrio perfeito entre a terra e o mar, onde uma terra de cogumelos e umas "ovas de maracujá", cortam o doce do brownie e do cremoso de chocolate - sem dúvida recomendado.


Mesmo sendo um espaço dentro do concorrido Mercado da Ribeira, no Surf & Turf não se sente a azáfama da busca por uma mesa. O próprio espaço é rodeado por um balcão onde se sentam cerca de 20 pessoas, com direito exclusivo a ver tudo o que se passa dentro da cozinha. Agora com o bom tempo, a esplanada também é uma excelente opção para a refeição, sempre acompanhada por um Pisco Sour, ou por um dos vinhos da casa. 

Bom apetite.