Pages

Há nova Cervejaria na Liberdade.

Onde outrora existiu a icónica Brasserie Flo, nasceu agora um novo espaço que homenageia a portugalidade. O restaurante com porta para a rua, do também renomeado Tivoli Avenida Liberdade, abriu a 6 de março, sendo o porta estandarte de uma intensa remodelação que o Hotel está a levar. Falamos da Cervejaria Liberdade que apesar de ter mantido a história e a traça que tanto caracterizaram a Brasserie, vê-se agora transformada numa clássica e leal cervejaria portuguesa.

Fotografia de Luis Ferraz
A grande mudança encontra-se no centro da sala, onde nasceu uma barra com sete metros de comprimento e onde a qualquer altura do dia nos podemos sentar para uma cerveja, um copo de vinho e um divino prego do lombo, onde o casamento perfeito entre a carne, o pão e a molhanga envolvente nos vão fazer pedir um segundo prego, mesmo antes de terminarmos o primeiro. Já nas mesas a história é outra. O marisco e o peixe são os reis desta cervejaria. O primeiro, de maior qualidade e proveniências nacionais, pode ser servido ao natural, ao quilo, ou em dois tipos de mariscadas diferentes. Já no que toca a pescado, os espécimes que chegam diariamente de vários pontos da costa portuguesa são trabalhados em opções clássicas e numa vertente mais moderna e consensual. O mesmo peixe e marisco frescos que a chefe Adelaide Fonseca trata com a dignidade das receitas mais tradicionais, pode ser trabalhado no balcão, no sushibar, por João Pinto, sushiman que no fio da sua faca conta já com mais de uma década no Midori, no Penha Longa Resort, experiências em Osaka e na Noruega, ambas a trabalhar com sabores japoneses.

Fotografia de Luis Ferraz
Mas vamos até à mesa que lá a conversa já é outra. Após sentados chega a hora de nos colocarem o babete, para que nos possamos repastar livremente sem corrermos o risco de nos sujar. Começa por nos serem servidas umas Gambas Cozidas, seguidas de uma Casquinha de Santola de fazer inveja a muitas cervejarias de renome. Viajando para pratos mais exóticos, o Sushi era de prova obrigatória e é-nos apresentado em todas as formas e feitios. Sashimi de bom corte, Nigiris de peixes diversos e uns Gunkans que se desfazem na nossa boca de tão gulosos que são. O Ceviche de Peixe Galo foi outro dos pratos que não podiam faltar. Com um equilíbrio perfeito entre um peixe de qualidade e o cítrico do leche de tigre, é um prato fresco e bastante aromatizado, ideal para estes dias mais quentes.

Fotografia de Luis Ferraz
Chega a hora da artilharia pesada e o Arroz de Lavagante ao comando das tropas. Uma confeção de pura mestria, onde a chefe Adelaide Fonseca mostra e emprega todo o seu conhecimento no preparar de um prato digno dos deuses. Com muita sinceridade éramos capazes de viver dentro do tacho. Como estávamos numa de arroz, tivemos de terminar os pratos de peixe com os já famosos Filetes de Peixe Galo e Malandrinho de Tomate. Existem outras ofertas que recomendamos vivamente, tais como os clássicos Linguados Grelhados au Menier ou o Pregado Corado com Arroz de Gambas.


Como qualquer fiel frequentador de uma boa cervejaria lisboeta sabe, a carne é a derradeira presença pós-mariscada. Seja em Prego do Lombo no Pão, ou Pica-Pau do mesmo corte nobre, não pode falhar na hora de saciar os estômagos. Pica-Pau esse que é servido em nacos de carne maiores que bolas de golfe, tão suculentos e cozinhados no ponto que a carne praticamente se desfaz na nossa boca. Mas não só, o Bife Tártaro que marcou gerações na antiga Brasserie Flo continua a ser feito in loco, com a mestria dos empregados de décadas, em frente ao cliente e à sua medida. Destaque ainda para a Posta Mirandesa, uma carne que dificilmente poderia ser mais portuguesa e com mais história.

Fotografia de Luis Ferraz
Para quem não dispensa aquela porção básica de sacarose diária, as sobremesas são também obrigatórias. O Duo Lisboeta de Arroz Doce e Leite-Creme une o melhor de dois mundos numa só sobremesa. A Mousse de Cacau é leve e uma excelente escolha para quem quer um final de refeição doce, mas cujos 70% de cacau fazem com que não seja nada enjoativa, muito pelo contrário. Os Ovos Moles de Aveiro em Crepe, com Laranja Confitada e Amêndoa Caramelizada, revisita os doces conventuais que não são nada recomendados a diabéticos, mas que é quase impossível de fugir deles. Por último e para quem quiser ver uma sobremesa ser executada à mesa, a Sopa de Morangos é o crème de la crème da pastelaria, onde um empregado bem formado a executa in loco, tal como o tártaro.


A Cervejaria Liberdade abre-se desta forma para a Avenida homónima e vive agora num diálogo animado com a cidade. Quem se senta à suas mesas não consegue ignorar o rebuliço da urbanidade. Quer ser um restaurante da cidade e para a cidade. Aberto todos os dias, das 12h30 às 23h30, é a escolha acertada para desfrutar de uma refeição rápida e solitária, ou de um manjar dos deuses. Aqui pode fazer-se uma refeição fora de horas por 20€ ou perder a cabeça num banquete com amigos. A melhorada e extensa carta de vinhos convida precisamente a isso: horas a fio de conversas e tertúlias. Para os mais cosmopolitas, do balcão saem cocktails coloridos, para os mais conservadores, as imperiais saem com a pressão que se exige de uma boa cerveja.