Pages

Conversas Sem Filtro - Beber Fernando Pessoa

Homem de heterónimos, Fernando Pessoa vê-se agora homenageado numa bebida. "Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte disso, tenho em mim todos os sonhos do mundo". Bruno Veiga, barman do restaurante El Clandestino, inspirou-se em Lisboa e em Fernando Pessoa e criou um cocktail com Licor Beirão, que acreditamos ter todo o potencial para ser o vencedor do desafio "Mistura Beirão". Estivemos à conversa com o Bruno para sabermos mais sobre o seu "Fernando Pessoa" e adiantamos desde já, vale a pena provar. 



- Olá Bruno, antes de mais o nosso obrigado pela tua disponibilidade. Queríamos começar por perguntar onde surgiu a ideia de participares na competição da Licor Beirão?

BV - A ideia surgiu, principalmente, do desafio de criar algo Português. Há muito que me tenho focado em tendências Cubanas, Mexicanas e Peruanas. Achei por bem abrir portas a mais horizontes. Para além disso, o Licor Beirão é um licor com imenso potencial, e cabe a nós bartenders, saber como trabalhá-lo.

- Fazer cocktails para um menu ou cocktails de autor para uma competição não é o mesmo processo. Para ti em que é que se diferenciam e em que consiste cada uma das criações?

BV - Quando se cria seja para uma competição ou para um menu, a essência será sempre a mesma, o amor pela profissão. Algo que tem de ser sentido e onde estará sempre um "bocadinho de nós" no Cocktail (cada criação tem a alma de cada Bartender). Tudo o que o rodeia, poderá diversificar um pouco, nomeadamente o aperfeiçoamento da técnica, a história/inspiração que poderá sempre vir de encontro ao tema proposto. Numa competição, poderá sempre haver um pouco mais de extravagância, tanto nos produtos usados, decorações e apresentações do cocktail. Ao contrário do cocktail no menu, há que ter em conta a rotação do espaço, as condições de trabalho do mesmo e principalmente saber analisar o que o teu cliente procura.

- Como consegues transpor as tuas ideias e conceitos para o copo?

BV - Por vezes nem sempre é fácil, mesmo depois de 16 anos dedicados à vida de Bartender. Fazer um cocktail no momento, transpondo os gostos do cliente para dentro do copo...é algo que me sinto à vontade. Agora, criar algo que seja único... aí exige um pouco mais de tempo, know-how e muita dedicação.



- Sabemos que em competição tudo tem o seu élan, conceito e história. Posto isto, como começou o processo de criação do “Fernando Pessoa” ?

BV - A ideia surge do meu dia a dia, durante a minha deslocação de casa para o trabalho no El Clandestino. Ao subir o Chiado deparo-me constantemente com esplanadas repletas de todos os ingredientes do meu cocktail. Seja o café acompanhado de um Licor Beirão ou até mesmo de um Whisky. A simples pessoa que faz a pausa para o cigarro. Seja o alecrim que cresceu num canteiro de uma casa na baixa Lisboeta. Foi essa a junção que deu azo à minha criação.

- Qual a história ou a mensagem por trás do mesmo?

BV - A mensagem que tento transpor é Lisboa através dos olhos de Fernando Pessoa. Tal como no meu cocktail, aquilo que os olhos vêem não é o suficiente. Tem mesmo de ser sentido.

- Sem ser o Licor Beirão e não querendo desvendar nenhum segredo, qual o ingrediente chave que o torna único?

BV - Deram-me uma grande restrição nessa pergunta. Mediante isso, o que posso dizer é que não há nenhum elemento chave, a junção dos mesmos é que a origina a "password" (risos). Uns completam os outros, e por fim, tornam o Licor Beirão muito mais especial.



- Qual a tua motivação para participares neste desafio do “Mistura Beirão”?, já participaste noutros desafios? Como tem sido o teu percurso de barman e como é que este influencia as tuas criações

BV - Durante muitos anos tive algum receio de competições, nunca me senti muito à vontade a não ser atrás do "MEU" balcão. Depois, tive um grande tombo na minha carreira, até que abracei o projecto El Clandestino. Foi aí que senti uma certa necessidade de vir ao de cima! Em 2016 ganhei a Havana Grand Prix Portugal, depois consegui um terceiro lugar no Barman do Ano. Agora o desafio Mistura Beirão. Óbvio que o fantástico prémio me dá inspiração (risos), mas a verdade é mesmo a "batalha" que o Licor Beirão como um produto nacional e de um sabor bastante único, me dá.

- Para terminar onde é que podemos provar esta e outras criações da tua autoria?

BV - No El Clandestino, Rua da Rosa n.º 321 Lisboa. Brevemente haverá uma novidade. Para os amigos e família, aquele meu Bar em casa ao qual o chamo - Refúgio!