Pages

Glenfiddich - Um sonho tornado realidade

Muito mais que o liquido dentro da garrafa, o que nos fascina nos destilados é a sua história. Para contarmos esta história, temos de regressar ao ano de 1886 na pacata cidade de Dufftown na Escócia, onde com 47 anos de idade, William Grant, meteu as "mãos à obra" e pedra a pedra, com a ajuda dos seus nove filhos (sete rapazes e duas raparigas), construiu aquela que ainda hoje é das poucas destilarias de single malt que permanecem nas mãos da mesma família.  


Foi preciso, não só querer, como acima de tudo acreditar que era possível deixar tudo para trás e partir atrás de um sonho, ter a audácia e a visão para criar o Speyside Single Malt Whisky, mais aclamado e reconhecido em todo o mundo. "The best dram in the valley", como William Grant se referia ao seu sonho. Falamos de Glenfiddich, palavra gaélica para denominar o "Vale do Veado". Após um ano intenso de trabalhos árduos, no final de 1887 caia a primeira gota de whisky dos alambiques de cobre. Com uma receita única que perdura ao longo dos anos, a destilaria torna-se especialista em envelhecer whisky, para isso conta com o auxilio de trabalhadores qualificados, raros artesões que estão sempre à mão para construir, cuidar e armazenar, os alambiques, e as barricas de carvalho que constituem grande parte do sabor dos whiskys. Os Coppersmiths, os Head Cooper e os Warehouseman, tornam-se assim peças fundamentais em todo o processo.


Glenfiddich 12 anos é o exemplo perfeito do estilo único, fresco e frutado de Speyside, onde a família de William, continua a recorrer à água da mesma fonte das terras altas escocesas e ao mesmo processo de fermentação iniciado por este, conservando assim a sua personalidade e a fidelidade às origens. Amadurecido em cascos de carvalho espanhol e americano, com cor dourada, no aroma destacam-se as sublimes notas de pêra, bem como notas de caramelo, creme, malte e um subtil toque a carvalho no paladar. O final de boca é longo, suave a aveludado, fazendo com que este seja o mais premiado single malt do Mundo.  


130 anos e algumas gerações depois, a determinação e o pioneirismo de William continuam a inspirar a criação de whisky na destilaria de Dufftown, onde as variantes de 12, 15, 18, 21 e 26 anos de envelhecimento, também como algumas edições especiais e outras tantas experimentais, continuam a encher garrafas, dia após dia.